Tecnologia
Atenção: Saiba os riscos do carregamento de celular via notebook!
Será que carregar o celular no notebook diminui a vida útil do dispositivo e prejudica a bateria? Confira tudo sobre isso aqui.
Muitas pessoas têm o hábito de carregar o celular usando o notebook. Às vezes, isso acontece porque esqueceram a fonte adaptador em casa e a única opção é utilizar o cabo conectado ao dispositivo ou por qualquer outro motivo. No entanto, será que a prática prejudica a bateria?
Os smartphones costumam ser carregados de maneira mais segura ao utilizar as tomadas de energia, pois estas geralmente fornecem uma corrente elétrica constante de 1.000 mA, especialmente projetada para o processo de recarga da bateria.
As principais limitações associadas à recarga USB
A operação adequada de um computador depende da quantidade precisa de corrente elétrica necessária para alimentar seus componentes internos e manter o funcionamento contínuo dos periféricos essenciais, como caixas de som, teclado, mouse e demais dispositivos conectados.
Consequentemente, ao conectar vários dispositivos às portas USB do computador, a taxa de corrente elétrica destinada à recarga da bateria do smartphone pode ser reduzida.
A utilização de uma tomada convencional proporciona uma alimentação elétrica constante e em maior capacidade, o que resulta em um carregamento mais rápido da bateria. Por outro lado, ao utilizar a conexão USB, a taxa de energia fornecida é menor e pode ser instável.
Benefícios e limitações associados à prática
Os cabos USB são muito mais fáceis de levar para qualquer lugar e usar onde quiser, desde que seja em um lugar confiável. Mais um ponto positivo é que permite a transferência de dados entre o notebook e o celular.
Carregar o celular através da conexão USB é uma opção adequada para usuários que não têm exigências específicas em relação à velocidade de carregamento do dispositivo.
No entanto, é importante ressaltar que o processo de recarga da bateria dos smartphones pode resultar em um aumento de temperatura tanto do dispositivo quanto da própria bateria. Esse fenômeno é um dos principais fatores que contribuem para que ambos durem menos.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS