Conecte-se conosco

Economia

Atenção! Sua carteira de identidade não será aceita nestas situações; Confira

O RG é um documento fundamental para a vida cotidiana e para o acesso a diversos direitos e serviços. Confira se o seu está em dia.

Publicado

em

CPF ; sobrenome

Já imaginou ficar mais de duas horas na fila de um banco e, ao chegar o momento de ser atendido, o colaborador informa que não poderá aceitar seu RG? Estressante, não é mesmo?!

A Carteira de Identidade (RG) é um documento oficial que comprova a identidade de uma pessoa no Brasil. Ela é aceita como forma de identificação em todos os órgãos públicos e privados. Porém, em algumas situações, o RG pode ser recusado.

Informações como nome, data de nascimento, naturalidade e a foto contribuem para realizar diversas transações. Entre as principais estão:

  • abrir uma conta bancária, descontar um cheque, solicitar um empréstimo ou fazer cartões de crédito;
  • candidatar-se a uma vaga de emprego;
  • comprar um imóvel financiado;
  • contratar um seguro;
  • ser atendido em um hospital.

Além disso, é um documento importante para acessar direitos e serviços públicos, como saúde e educação, e também é necessário para votar. Em alguns casos, também pode ser exigido como documento de viagem dentro do país.

Você sabia que RG tem validade?

É isso mesmo! A validade da Carteira de Identidade (RG) varia de acordo com o estado onde foi emitido. Alguns estados emitem RG com validade de 10 anos, enquanto outros emitem RG com validade de 5 anos. É importante verificar a data de validade do seu RG e renová-lo antes de expirar.

A renovação do RG é necessária tanto para manter as informações atualizadas quanto para garantir que a fotografia e a impressão digital estejam precisas. Além disso, a renovação do RG é importante para evitar problemas no acesso a direitos e serviços.

Motivos para o seu RG não ser aceito em órgãos públicos e privados

O seu RG poderá ser recusado em órgãos públicos e privados por diversos motivos. São eles:

  • alteração ou erro de dados, como data de nascimento errada, por exemplo;
  • mau estado de conservação (se estiver rasgada, por exemplo) que comprometa a verificação da sua autenticidade;
  • alteração de características físicas da foto do titular que suscitem dúvidas fundadas sobre a sua identidade;
  • mudança significativa na assinatura. Ou seja, se sua assinatura estiver muito diferente da que é apresentada no documento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS