Conecte-se conosco

Educação

Atitudes 'Educadas' que incomodam mais do que encantam

Publicado

em

Ser educado é uma qualidade que todos devemos cultivar, mas nem sempre é fácil saber o que é considerado educação em diferentes situações. Às vezes, o que parece um gesto gentil e inofensivo pode ser interpretado como uma ofensa ou uma invasão de espaço por outras pessoas.

Por isso, é importante estar sempre ciente de seus comportamentos nos diferentes lugares, cenários e contextos que estiver inserido, adequando-se ao que é considerado correto e educado.

Educação ou chatice?  

Alguns exemplos breves de que o contexto deve ser levado em conta são: elogiar a aparência pode ser considerado assédio em alguns ambientes; oferecer ajuda pode ser uma maneira de infantilizar ou desrespeitar autonomia de outrem; perguntar sobre a vida pessoal pode ser uma intromissão ou curiosidade excessiva.

Desse modo, é fundamental conhecer as normas e os costumes de cada contexto, respeitando os limites e as preferências das pessoas com quem interagimos. Assim, podemos ser educados de verdade, e não apenas aparentar ser. Confira alguns exemplos e fique ligado!

Se desculpar em excesso

Aquela máxima, “desculpa qualquer coisa”, deve ser evitada, bem como ficar pedindo desculpa por qualquer coisa. Isso demonstra um nível de autoestima baixo e insegurança, além de passar a imagem de que o que você diz não tem muito valor.

Muito carinho no cumprimento

Mesmo que os brasileiros sejam conhecidos por serem pessoas muito calorosas e carinhosas, tudo tem limite. Então, em alguns contextos, é melhor deixar os beijinhos e abraços de lado e cumprimentar apenas com um aperto de mão.

Falar demais sobre seus assuntos pessoais

Às vezes, algumas pessoas acabam se deixando levar pela conversa e expondo demais assuntos pessoais. Isso pode parecer uma espécie de desabafo não solicitado, o que pode cair mal, principalmente quando está conhecendo uma pessoa nova.

Dizer “sim” quando queria falar “não”

Muitas pessoas têm dificuldades em falar “não”. No entanto, ao aceitar um convite que, na verdade, queríamos negar, isso fica bem visível, o que pode acabar manchando sua reputação. O melhor a fazer é ser sincero sobre suas vontades, negando quando for preciso.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS