Finanças
Atualização de dados do Auxílio Brasil causa transtorno em unidade
De acordo com usuários da unidade, muitas destas atualizações poderiam ter sido feitas por aplicativo, pois pouparia tanto transtorno entre os beneficiários.
A unidade do Rio Poupa Tempo teve problemas com os beneficiários do Auxílio Brasil, isso porque muitos deles receberam mensagens informando a falta de atualização do cadastro, mesmo que tenham a tenham feito recentemente.
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O caso levou muitas pessoas ao local, gerando filas e insatisfação, pois os beneficiários temiam perder o auxílio. Junto aos beneficiários, também havia as pessoas tentando realizar o Cadastro Único para começar a receber o benefício.
Além disso, muitas reclamações da unidade Rio Poupa Tempo estão sendo feitas, principalmente, sobre o atendimento dos funcionários. De acordo com os relatos dos usuários da unidade, os funcionários teriam orientado que as pessoas chegassem de madrugada para conseguir garantir uma senha.
Mas, chegar antecipadamente não estava adiantando muito, já que aconteciam casos de fura-filas e muita confusão com quem estava há horas esperando pelo atendimento. Para evitar esse tipo de conflito, Maria Aparecida Oliveira (54) improvisou algumas senhas para distribuir na fila.
E quem consegue fazer o cadastro, ainda tem que esperar pela incerteza do recebimento do auxílio. Que é o caso de Walace Morais da Silva (36), que está desempregado desde o início da pandemia de Covid-19 e ainda não conseguiu receber nenhum valor do Auxílio Brasil. Segundo ele, a informação que unidade sempre passa é que depende do Ministério da Cidadania liberar o dinheiro.
Muitas pessoas, que esperam para ser atendidas nas filas, reclamam do descaso e do perigo que é ficar exposto durante à noite para conseguir atendimento, além disso, ainda têm se sentido humilhadas por precisar se submeter a isso para conseguir o mínimo de dignidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, postos volantes serão montados para atender regiões que apresentam demandas maiores de beneficiários, como aconteceu em Bangu, próxima ao Bangu Shopping.
Ainda foi informado que 100 funcionários foram contratados para o trabalho e, inclusive, que o número de atendimentos subiu de 67 mil famílias atendias em maio, no Rio, para 109 mil em junho.
Já o Rio Poupa Tempo admitiu que a procura por atendimento é muito grande e que são disponibilizadas 100 senhas diárias para a realização do Cadastro Único.
Sobre as reclamações do atendimento dos funcionários, a unidade afirmou que ainda não recebeu nenhuma denúncia formal, além de que eles são treinados para realizar o melhor atendimento ao cidadão. Também informaram que, caso seja constatada alguma irregularidade, serão aplicadas advertências e punições.
O Ministério da Cidadania não se pronunciou sobre o assunto.
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