Conecte-se conosco

Agronegócio

Aumenta esse pomar, aí: confira dicas e como fazer mudas de goiabeira

O pé de goiaba precisa ser plantado em local com incidência solar direta. A adubação também é importante e deve ser rica em fósforo.

Publicado

em

A goiabeira, árvore nativa do Brasil, cujo fruto é a goiaba, é uma frutífera de fácil manejo, que apresenta uma grande variedade de espécies. Basicamente são divididas pela cor da poupa, branca ou vermelha, e pelas características do fruto. Contudo, independentemente da qualidade de sua preferência, os cuidados empregues no cultivo serão basicamente os mesmos para todas. Desse modo, acompanhe, logo abaixo, dicas para não errar na hora de realizar o plantio da goiabeira e como fazer mudas para seu jardim ou pomar. 

Plantio

Para começar, importante saber que as mudas de goiaba podem ser feitas por meio de sementes, estacas, por enxertia ou alporquia. Cada método apresenta vantagens e desvantagens que estão relacionadas basicamente ao tempo do processo de produção da muda, ao tempo em que o pé novo vai demorar em frutificar e a necessidade ou não de se ter um pé adulto como matriz. Além disso, cada uma destas metodologias tem um grau de complexidade diferente.

Se você é um jardineiro pouco experiente, recomendamos que opte pelas sementes ou pelas estacas. Você pode adquirir sementes em lojas agropecuárias especializadas. As estacas, por sua vez, devem ser retiradas de uma planta adulta bem desenvolvida de saudável. 

Assim, separe alguns balainhos ou vasos com orifícios de drenagem e preencha com substrato fértil, rico em matéria orgânica, bem drenável e levemente úmido. Você pode colocar cerca de três sementes em cada balainho e preencher com uma camada de terra. Se estiver fazendo pelo método de estaquia, a dica é colocar um pouco de enraizador na base das estacas que serão plantadas e só depois fincar na terra. Isso vai ajudar no desenvolvimento das raízes.

Depois de plantar as sementes ou estacas, deixe as mudas à meia sombra. Regue diariamente, cuidando para que a terra não fique muito encharcada, já que água demais pode contribuir para o apodrecimento das raízes. Quando as mudas estiverem firmes e as raízes começarem a sair dos balainhos, é hora de fazer o transplante para o local definitivo. 

O pé de goiaba precisa ser plantado em um local que tenha incidência direta de sol por pelo menos 4 a 6 horas por dia. Mantenha uma boa frequência de irrigação após o transplante. Conforme ela for crescendo e se desenvolvendo, faça podas para contribuir com a floração e frutificação. Além disso, a adubação também é importante, e deve ser rica em fósforo.

Por fim, fique atento às possíveis pragas que podem afetar a planta. Apesar de ser uma árvore rustica ela acaba tendo alguns problemas, principalmente com a ferrugem e a mosca de fruta.  

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS