Conecte-se conosco

Economia

Austrália manda tropas para auxiliar na contenção da Covid-19 em navio de minério

Embarcação está ancorada ao largo de Port Hedland, na costa noroeste da Austrália.

Publicado

em

Após um surto de coronavírus confirmado em um navio graneleiro que trocou de tripulação pela última vez em Manila, integrantes das forças de defesa australianas foram convocados a Port Hedland, um dos maiores portos de carregamento de minério de ferro do globo, para ajudar auxiliar na contenção do vírus.

Segundo comunicado da Oldendorff Carriers, a empresa dona da embarcação, 17 dos 21 tripulantes do navio testaram positivo para a doença.

Dentre os tripulantes infectados, dez estão cumprindo quarentena em um hotel e sete continuam a bordo integrando uma tripulação de nove profissionais, de acordo com autoridades.

Segundo a Oldendorff, a troca de tripulação em 5 de setembro em Manila seguiu todos os protocolos.

“Todos os membros da tripulação testaram negativo para o vírus antes de deixar as Filipinas”, afirmou a Oldendorff.

A embarcação está ancorada ao largo de Port Hedland, na costa noroeste da Austrália, e deveria coletar minério de manganês para uso na produção de aço.

Algumas das principais mineradoras de minério de ferro da Austrália, incluindo BHP Group e Fortescue Metals Group utilizam o porto, mas a Autoridade Portuária de Pilbara garantiu que as operações não foram afetadas.

Um novo navio foi afretado e chegará no início da próxima semana, disse um porta-voz da produtora privada de manganês Consolidated Minerals que esperava o navio.

De acordo com a empresa, a interrupção não afetará o ritmo dos embarques anuais.

No início da pandemia, a Austrália Ocidental fechou suas fronteiras, e agora bloqueia navios de cruzeiro, mas permite transportadoras de exportações e chegadas aéreas limitadas. Nos últimos seis meses não foi registrado nenhum caso de vírus com transmissão local.

“Estamos bem preparados para administrar a situação em Port Hedland e todas as medidas possíveis estão sendo postas em prática para proteger a comunidade local”, afirmou nesta terça-feira Mark McGowan, premiê da Austrália Ocidental.

“Precisamos administrar cuidadosamente esta situação e aqueles que estão nos hotéis em quarentena estão sendo mantidos longe do público e sob supervisão estrita”, acrescentou.

Em comunicado, um porta-voz da Força de Defesa Australiana (ADF) disse que ela deve destacar até dez militares a Port Hedland após um pedido de apoio do governo estadual., disse um porta-voz da ADF em um comunicado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS