Tecnologia
Autenticação humana: por que ‘prova de humanidade’ tem atraído milhares de brasileiros?
Startup registra 100 mil inscritos no World ID em São Paulo, saindo na frente em identificação de humanos em meio à era digital.
A cidade de São Paulo foi palco de um inovador projeto tecnológico que atraiu mais de 100 mil brasileiros em pouco mais de um mês. A startup Tools for Humanity lançou o World ID, um serviço que propõe uma “carteira de humanidade”. O cadastro busca diferenciar seres humanos de robôs por meio de uma tecnologia avançada.
Desde 13 de novembro, os paulistanos têm aderido ao World ID, que se destaca pela singular proposta de autenticação facial. Longas filas foram registradas em diversos postos de atendimento, espalhados por toda a capital paulista.
Com 16 locais de atendimento, como o Shopping Center Lapa e o Mais Shopping em Santo Amaro, São Paulo foi a primeira cidade brasileira a receber a iniciativa. O procedimento de inscrição é simples e gratuito, levando menos de cinco minutos para ser concluído.
As instalações recebem um número crescente de interessados, evidenciando a popularidade do projeto. Com isso, nota-se que tal movimento expressivo reflete o interesse crescente por soluções digitais inovadoras.
Funcionamento e aplicação do World ID
Desenvolvido pela Fundação World, o World ID utiliza os inovadores Orbes para escanear a íris e o rosto dos usuários, gerando uma chave única.
Embora a biometria seja capturada, os dados são posteriormente apagados, garantindo a privacidade dos inscritos. Esta chave é então armazenada no aplicativo da World.
Rodrigo Tozzi, gerente do projeto no Brasil, destacou à imprensa algumas aplicações do World ID.
Além de diferenciar humanos de bots, a tecnologia oferece outros benefícios, como:
- Verificação de conta única;
- Recompensas exclusivas em jogos;
- Prevenção de perfis falsos;
- Maximização de conexões genuínas em eventos.
O serviço já conta com mais de 8,7 milhões de usuários em 160 países, reforçando sua relevância global. Com a tecnologia evoluindo rapidamente, a autenticação humana torna-se cada vez mais essencial.
A crescente adesão ao World ID no Brasil indica uma tendência de reconhecimento e aceitação de tecnologias focadas em segurança e autenticidade, fatores que ganham cada vez mais interesse na era digital.
O fenômeno pode redefinir a forma como interagimos em ambientes digitais, proporcionando uma maior confiança em nossas interações cotidianas.

-
Criptomoedas2 dias atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mito sobre extinção de férias de 30 dias preocupa trabalhadores
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Automobilística2 dias atrás
Quanto custaria o icônico Gol Bolinha atualmente?
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Empresas2 dias atrás
Embraer mira receita de US$ 10 bi até 2030 após recorde histórico em 2024
-
Empresas2 dias atrás
V.tal e Meta anunciam cabo submarino em Porto Alegre
-
Carreira2 dias atrás
Esses 5 erros estão sabotando seu progresso no inglês