Automobilística
Autoescola vai deixar de ser obrigatória para tirar a carteira de habilitação?
Projeto de lei que está em tramitação pretende remover a obrigatoriedade das aulas práticas na autoescola. Saiba mais a seguir.
Sim, caso o Projeto de Lei nº 6485/2019 seja aprovado, será encerrada a necessidade de frequentar a autoescola para emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. Essa proposta foi criada pela senadora Kátia Abreu e já está em trâmite no Senado Federal. Esse projeto tem como objetivo principal reduzir os custos abusivos aos cidadãos em até 80%.
De acordo com a Kátia Abreu, em alguns estados brasileiros o custo para adquirir o documento pode chegar a mais de R$ 3 mil e cerca de 80% desse valor é reembolsado pelas autoescolas. Esse preço exorbitante torna a emissão da CNH completamente inviável para muitos brasileiros.
No entanto, vale ressaltar que a proposta ainda exige a prova teórica e prática, contudo, para aprender a prática, o condutor poderá aprender com quem ele desejar, podendo ser até com parentes.
Além disso, o texto também cria uma classe de instrutores independentes que estarão vinculados com o Detran. Esses instrutores poderão dar aulas particulares às pessoas que queiram aprender a dirigir com um profissional. Para se cadastrar como instrutor independente, é necessário estar de acordo os seguintes requisitos:
- ter habilitação na mesma categoria do candidato há pelo menos três anos
- não ter sido penalizado com a suspensão ou cassação da CNH nos últimos cinco anos
- não ter processo em andamento contra si em relação a penalidades de trânsito
- não ter sido condenado nem responder a processo por crime de trânsito
Quando as autoescolas deixarão de ser obrigatórias?
Para que uma Lei seja aprovada, é necessário que o Projeto passe por diversas etapas. Será necessário que esse projeto seja aprovado nas duas casas do Congresso Nacional, sendo elas no Senado e na Câmara dos Deputados. No momento atual, essa medida está sendo discutida pelo Senado.
Caso essa medida seja aprovada pelos senadores, esse projeto vai para a aprovação dos deputados na Câmara. Por fim, com a aprovação dos parlamentares, o texto seguirá para sanção do presidente da República. Somente após essas etapas o projeto poderá se tornar lei. Portanto, talvez a resposta referente à pergunta acima demore a chegar. Continue nos acompanhando para mais informações!

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas21 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Projeto que visa inclusão de mulheres 50+ no mercado é aprovado