Conecte-se conosco

Economia

Auxílio-doença conta como tempo de contribuição na hora pedir a aposentadoria?

Saiba se o trabalhador afastado por conta de incapacidade temporária pode incluir esse período no tempo de contribuição.

Publicado

em

O trabalhador que está perto de cumprir seu tempo de contribuição precisa fazer as contas para ter certeza de qual é o momento certo de solicitar a aposentadoria. Uma dúvida muito comum nessas horas diz respeito ao período de afastamento concedido pelo auxílio-doença.

Leia mais: Quem é MEI pode se aposentar com mais de um salário mínimo? Entenda!

O benefício é pago quando o segurado tem algum algum problema de saúde ou acidente que o deixe temporariamente incapaz de exercer suas atividades laborais. Seu objetivo é substituir o salário durante esse período de incapacidade.

O que muitos não sabem é se o tempo afastado pelo auxílio-doença conta como tempo de contribuição à Previdência Social. E é essa dúvida que vamos tirar alguma.

Auxílio-doença entra cálculo da aposentadoria?

Sim, o tempo em que o trabalhador esteve afastado conta normalmente como período de contribuição. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que significa que todos os casos semelhantes levados à Justiça terão o mesmo entendimento.

Para que o auxílio-doença seja incluído no cálculo da aposentadoria, é necessário continuar contribuindo após o fim dos pagamentos, seja como empregado, contribuinte individual ou segurado facultativo.

Em geral, uma vez que precisa retornar ao emprego após se recuperar, o emprego já tem seu direito garantido. No caso de trabalhador autônomo ou desempregado, ele mesmo deve arcar com os custos do recolhimento.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS