Conecte-se conosco

Automobilística

Avaliação obrigatória para CNH: o que você precisa saber

Se você tem carteira de motorista e pretende renová-la, é bom ficar atento. Confira as novidades.

Publicado

em

Atualmente, nas regras para renovação de CNH, apenas quem exerce trabalho remunerado é que precisa fazer o teste psicológico. Porém, isso pode mudar muito em breve e vale para os motoristas ficarem alertas na hora da renovação.

Recentemente, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 98/2015, visando tornar a avaliação psicológica mandatória em todas as renovações de habilitação, independentemente da categoria de condutores. Ou seja, todo mundo vai ter que passar por essa avaliação.

Foto: Gringo

Decisão foi tomada por conta de números elevados de acidentes

O autor, senador Davi Alcolumbre (União-AP), reforça a proposta destacando que o Brasil registra um dos mais altos índices de acidentes de trânsito do mundo, o que resulta em mais de 33 mil fatalidades anuais, de acordo com dados divulgados. Entre os principais contribuintes para essa alarmante realidade, Alcolumbre ressalta o fator humano.

A principal modificação proposta é a inclusão da avaliação psicológica preliminar e complementar no exame de aptidão física e mental, que atualmente é exigido na renovação da CNH para todos os motoristas. O texto já passou pela aprovação do relator Fabiano Contarato (PT-ES) e agora segue para a Câmara dos Deputados.

Um dos principais pontos que o PL defende é que comportamentos agressivos e inadequados podem ser identificados preventivamente por meio de exames psicológicos. Ou seja, a impunidade pode não ocorrer quando esses condutores estiverem sem carteira.

Quando a CNH está próxima de expirar, é importante que os motoristas corram pra fazer sua renovação, uma vez que dirigir com a CNH vencida por mais de 30 dias resulta em multa.

Atualmente, seguindo o código do CTB, os condutores precisam renovar sua carteira a cada 10 anos quando se tem menos de 50 anos, e o tempo diminui conforme a idade avança:

  • A renovação deve ser a cada 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos, mas inferior a 70 anos;
  • e a cada 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Qual a sua opinião sobre a novidade? Acha que essa medida pode , de fato, ajudar no trânsito? Pensando no mundo moderno e no quanto as pessoas parecem estar mais desalinhadas emocionalmente, parece uma boa, não? Mas isso é papo para outra matéria.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS