Conecte-se conosco

Curiosidades

Ave amazônica extremamente rara pode entrar em extinção

Um simpático passarinho amazônico é motivo de estudos e muito mistério para os biólogos que atuam na região, afinal, a espécie é tão discreta que nem os ninhos foram achados.

Publicado

em

A Amazônia é o lar de diversas espécies atualmente ameaçadas de extinção, e infelizmente essa lista parece aumentar a cada ano que passa. O desmatamento somado ao tráfico e à caça ilegal fazem com que as populações de muitos animais diminuam até praticamente sumirem.

Um simpático passarinho que também faz parte desse grupo de animais ameaçados de extinção é o choca-de-garganta-preta, nome complicado, não é? Bem, toda “celebridade” precisa ser chamada à altura, e o bichinho nos traz um importante lembrete sobre a importância da preservação ambiental.

A espécie vive exclusivamente na região amazônica, e suas aparições registradas são cada vez mais raras. Para se ter uma ideia da ausência de informações sobre o bicho, até hoje os biólogos não sabem como são os ninhos do animal.

Crédito: Pássaros.org / Reprodução

Uma ave genuinamente amazônica

Como foi relatado antes, o choca-de-garganta-preta ocorre principalmente nas florestas da Amazônia, tanto que em inglês a ave é chamada de “Rondônia Bushbird”, uma clara alusão ao seu local de origem. O animal pode ser encontrado entre as áreas rio Madeira e o Tapajós, sendo raras as aparições fora dessa região.

Agora, sejamos sinceros, o nome do animalzinho é bastante complicado, mas há um motivo para isso. A denominação foi dada a ele devido às cores da fêmea. Elas são de um tom castanho-amarronzado com a garganta preta, enquanto o macho é todo negro.

Quanto à alimentação, esse passarinho arredio gosta de furar bambus para comer os insetos que vivem nos brotos, mas os cientistas ressaltam que muitos aspectos sobre a alimentação da espécie ainda é um completo mistério, por conta da falta de informações.

Realmente nosso amigo amazônico não gosta de “paparazzi”, e talvez alguns famosos precisem aprender algumas lições de camuflagem com ele, não acha? Enquanto isso, o seu canto é igualmente discreto, podendo ser descrito como diversos assobios, passando até mesmo despercebido para a maioria das pessoas.

Atualmente, o pássaro é categorizado como vulnerável pela lista que cataloga animais ameaçados, e isso significa que ele corre um grave risco de ser extinto na natureza para sempre, caso nada seja feito para reverter esse quadro.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS