Curiosidades
Avião tem pouso forçado antecipadamente; O motivo? Uma fruta! Entenda
Uma fruta, muito conhecida por seu cheiro bastante desagradável, foi o motivo para um pouso inesperado durante um voo. Entenda o caso.
Você já ouviu falar no durian? Trata-se de uma fruta típica do sudeste asiático, com uma aparência semelhante à jaca, mas com mais espinhos. O motivo para seu reconhecimento é principalmente por ser a fruta com o cheiro mais desagradável de todas.
Tanto que, recentemente, esse fruto inofensivo gerou um pouso de emergência de um voo da Turkish Airlines, que partia para Barcelona, mas teve de ser interrompido em Istambul.
Enquanto sobrevoava o espaço aéreo da Bulgária, os sensores do porão de carga dispararam, forçando a aeronave a retornar para o aeroporto de origem, interrompendo a viagem. O motivo? A simples e inofensiva fruta, durian.
Por que o durian motivou o pouso forçado?
O durian, quando está maduro, emite um cheiro muito característico e forte de enxofre, sendo capaz até mesmo de oxidar rapidamente. Assim, os sensores do avião detectaram os gases emanados pela fruta, disparando sinais de alerta para vazamento de gases explosivos, que também contém enxofre.
O cheiro é tão forte que quem for pego comendo durian nas ruas de Singapura precisa pagar o equivalente a R$ 2.5 mil de multa. Além disso, diversas cidades asiáticas, onde o fruto é mais popular, proíbem a presença da fruta em ambientes comunitários e no transporte público.
O durian é perigoso?
Em tese, não. Mesmo que tenha ativado o sistema de alerta do durian, ele é simplesmente uma fruta, muito fedorenta, mas uma fruta, e não teria a menor capacidade de causar quaisquer danos dentro da aeronave.
O durian, inclusive, é bastante apreciado por diversas pessoas, normalmente que cresceram consumindo a fruta, por isso já estão acostumadas com o forte cheiro dele, podendo até mesmo gostar do odor característico e muito marcante.
O que aconteceu foi apenas um caso isolado, que raramente irá se repetir, mas que não deixa de ser bastante inusitado e até mesmo um pouco cômico.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp