Conecte-se conosco

Agronegócio

Exótica e intrigante: saiba mais sobre a impressionante flor-cadáver

Saiba quais as características dessa planta rara cuja inflorescência pode atingir até três metros de altura.

Publicado

em

De nome científico Amorphophallus titanum, popularmente conhecida como jarro-titã ou “flor-cadáver” (na verdade, uma inflorescência) é um dos grandes destaques em diversos Jardins Botânicos mundo afora quando floresce, já que sua inflorescência dura apenas 72 horas, podendo atingir 3 metros de altura, sendo um raro espetáculo visual e olfativo.

Nativa das florestas tropicais da Indonésia, a flor-cadáver, espécie tuberosa da família Araceae, é considerada uma das maiores inflorescências do mundo. Vive cerca de 40 anos, porém só floresce duas ou três vezes nesse período. Quando florida, a planta chega a pesar cerca de 75 quilos.

Outra característica peculiar dessa espécie, que merece destaque, está no fato de que para atrair seus polinizadores, a planta exala o aroma de carne em decomposição e para que este se espalhe com mais eficiência, sua espádice gera calor para ajudar na volatilização de seus compostos fétidos, que conferem à planta o título de mais fedida do mundo.

Entre os principais componentes dos odores da inflorescência, estão compostos contendo enxofre, substância que atrai principalmente polinizadores como os besouros da carniça e moscas varejeiras. 

Atualmente, existem cerca de 235 espécies reconhecidas do gênero Amorphophallus, sendo que nenhuma ocorre naturalmente nas Américas e na Europa. No Brasil, a planta é cultivada por pesquisadores e colecionadores de plantas.

Para que possa ser mais estudada e preservada, visto que é uma espécie ameaçada, as plantas cultivadas em coleções vivas são manualmente polinizadas, através de pequeno corte na base da inflorescência que permite acesso às flores.

Reprodução: shutterstock

Assim, rara, intrigante e exótica, a flor-cadáver proporciona um espetáculo de imponência, em virtude, principalmente, de suas cores e odores. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS