Conecte-se conosco

Economia

Aviso: O INSS não cobra por seus serviços.

Órgão afirma que não realiza cobranças desta natureza e alerta para a existência de fraudes envolvendo seu nome.

Publicado

em

Com o advento da era digital, diversos serviços migraram para o ambiente on-line, incluindo muitos de caráter governamental.

Desse modo, infelizmente, pessoas mal-intencionadas se aproveitam da situação para aplicar golpes e roubar dinheiro e informações de cidadãos incautos.

Os idosos talvez sejam o grupo mais visado por esses bandidos, por conta de seu baixo entendimento sobre novas tecnologias e fácil convencimento.

Logo, não é incomum vermos notícias circulando na grande mídia sobre aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que foram lesados em crimes desta natureza.

Por conta disso, o órgão citado constantemente emite avisos afirmando que não faz cobranças pelos seus serviços e muito menos pede a confirmação de informações importantes via telefone.

Portanto, o segurado não precisa de intermediários para acessar as funcionalidades da plataforma on-line disponibilizada ou fazer requerimentos.

Para toda regra há uma exceção

Uma das poucas exceções a essa regra recai sobre alguns casos específicos, por exemplo, quando um beneficiário quer contestar o valor que recebe e para tal contrata os serviços de um advogado.

Logo, por conta disso, é possível que o profissional precise ter um acesso mais direto aos dados do cliente para fins processuais.

Outra situação é quando o idoso não possui um bom domínio tecnológico e pede para um familiar mexer no sistema para ele, lembrando que tal coisa só deve ser pedida a pessoas de total confiança, uma vez que informações vitais serão acessadas.

Portanto, jamais se deve fornecer a senha do cartão ou cópias de comentários para estranhos e fotos para estranhos. Afinal, muitas vezes indivíduos que parecem bem-intencionados, nada mais são que golpistas buscando uma nova vítima.

Por fim, queixas sobre a interferência de intermediários não autorizados podem ser registradas na própria ouvidoria do INSS, disponível através do telefone da Central 135.

Além disso, situações mais graves que envolvam coação violenta e ameaça devem ser imediatamente comunicadas para a polícia.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS