Conecte-se conosco

Saúde

Azeite de oliva: o segredo para viver mais

Cientistas espanhóis fizeram descobertas incríveis sobre o alimento que pode beneficiar muitas pessoas.

Publicado

em

O azeite de oliva é um dos ingredientes mais conhecidos na culinária internacional, e seu uso na alimentação humana remonta à Antiguidade. Através de estudos arqueológicos, sabemos que gregos, romanos, egípcios e os povos mesopotâmicos já apreciavam este item.

De acordo com algumas pesquisas recentes, consumir esse produto pode gerar diversos benefícios ao organismo, desde que isso seja feito com a devida moderação. Entretanto, o que pouca gente sabe é que existe um tipo específico de óleo que tende a apresentar resultados melhores que outras variedades.

Qual é o azeite que confere maiores benefícios?

Segundo o estudo acadêmico conduzido por pesquisadores da Espanha, o azeite de oliva virgem possui um grande impacto na saúde humana. A viscosidade ajuda a diminuir os riscos de óbito por conta de câncer e patologias de origem cardiovascular, como, por exemplo, o infarto.

Esses dados somente puderam ser obtidos após uma análise cuidadosa envolvendo a participação de 12.161 voluntários que seguiam a chamada Dieta do Mediterrâneo. Essa peculiar maneira de se alimentar baseia-se no consumo de frutas, grãos, vegetais e, consequentemente, azeite de oliva.

Logo, as informações foram coletadas do ano de 2008 até 2019, ou seja, todo o trabalho durou 11 anos. Neste referido período, foram registradas 143 mortes por ocorrências de origem cardíaca e 146 devido a alguma variedade de câncer.

Assim, os cientistas descobriram que a ingestão moderada do produto virgem e in natura pode conferir inúmeros benefícios, entre eles, reduzir pela metade as chances de falecimento por males vasculares. Além disso, o óleo ainda pode diminuir a morte celular e a formação de tumores. Vejamos então os meios de consumo mais indicados:

  • tempero para saladas;
  • adição em molhos e massas;
  • sempre consumir in natura, sem refogar e aquecer, mantido em temperatura ambiente;
  • a quantidade máxima por dia indicada é de até 2 colheres de sopa.

Lembrando que os estudos citados neste texto são de caráter preliminar e devem servir como base para trabalhos mais aprofundados, que consequentemente deverão trazer informações mais conclusivas a respeito deste assunto tão delicado.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS