Conecte-se conosco

Economia

Azeites brasileiros conquistam o mundo

Produtos fabricados no país recebem premiações importantes no exterior.

Publicado

em

Boas notícias para os azeites brasileiros! Diversos fabricantes do produto receberam um destaque maior no ano de 2023, devido à qualidade dos seus itens. O Brasil ficou no 6º lugar no pódio do EVOO World Ranking, uma classificação destinada a prestigiar as melhores marcas do mundo todo.

Dentre os nomes que se destacam, podemos ver a Orfeu Cafés e Azeites Especiais e a Estância das Oliveiras. Logo, 29 rótulos nacionais participaram de competições de cunho internacional no ano passado e assim puderam ser incluídos entre os top 100 mundiais. No ano de 2022, havíamos ficado na 11ª posição, com 16 rótulos incluídos no ranking.

Qual foi o melhor entre os azeites brasileiros?

O Orfeu Blend da Safra foi o melhor rótulo entre os azeites brasileiros e obteve uma excelente pontuação, ficando em 16º lugar e alcançando 22 prêmios no ano. Essa variedade é fabricada no sul do estado de Minas Gerais, na Fazenda Rainha.

Assim, o produto da safra de 2023 foi o único rótulo enviado para um julgamento internacional pela marca em 2023 e foi elaborado com variedades de azeitonas Picual, Grappolo, Coratina, Arbequinha e Koroneiki. Estamos falando de um azeite extravirgem de cor verde-escura, com aromas e picância elevados.

“O resultado desses prêmios é fruto da combinação de um terroir singular, tecnologia e do trabalho minucioso de pessoas apaixonadas pelo que fazem. Nos enche de alegria receber esse reconhecimento de premiações, porque nos mostra que estamos no caminho certo, honrando o legado da terra e das pessoas que trabalharam em nossas fazendas”, afirmou Ricardo Madureira, CEO da Orfeu Cafés e Azeites Especiais.

Por fim, conforme o ranking da EVOO, vencedor do prêmio do melhor azeite do mundo em 2023 foi o espanhol Rincón de La Subbética DOP Priego de Cordoba. O item foi feito da variedade Hojiblanca pela companhia Almazaras de La Subbética. Vejamos a seguir as primeiras nove posições da referida listagem de azeites:

  • 1. Rincón de La Subbética DOP Priego de Córdoba (Espanha) – Hojiblanca – Almazaras de La Subbética
  • 2. Finca La Torre (Espanha) – Picual – Finca La Torre
  • 3. Oro Bailén (Espanha) – Picual – Oro Bailén
  • 4. Oroliva Hacienda del Conde (Espanha) – Picual – Oroliva Hacienda del Conde
  • 5. Marqués de Valdueza (Espanha) – Picual – Marqués de Valdueza
  • 6. Marqués de Griñón (Espanha) – Picual – Marqués de Griñón
  • 7. Finca La Torre (Espanha) – Hojiblanca – Finca La Torre
  • 8. Finca La Torre (Espanha) – Arbequina – Finca La Torre
  • 9. Estância das Oliveiras (Brasil) – Arbequina – Estância das Oliveiras

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS