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Azul (AZUL4) pode levantar capital com programa de fidelidade

Aérea obteve lucro líquido de R$ 231,2 mi no 4TRI22.

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A Azul (AZUL4) pode levantar capital com programa de fidelidade, segundo a agência Reuters.

A aérea também pretende fechar acordo com empresas de leasing sobre pagamentos de aluguel de aeronaves que formam a maior parte de sua dívida.

Presidente-executivo da empresa, John Rodgerson conversou com jornalistas nesta data. “O que temos visto é todas as empresas (do setor) usarem seus programas de fidelidade para levantar capital… E estamos dizendo para o mercado que temos esse ativo”, disse.

E acrescentou que com o custo de capital mais alto neste momento, é muito melhor usar um ativo para reduzir o custo de capital. “Em alguns meses poderemos levantar novo capital (com o programa de fidelidade)”, destacou.

Mais cedo, a Azul anunciou que fechou acordo com a maior parte dos arrendadores de aeronaves da empresa, representando 80% de sua dívida bruta, o que vai liberar capital suficiente para companhia não ter mais uma previsão de falta de caixa da ordem de 3 bilhões de reais este ano e rever a expectativa de 2024 para fluxo de caixa positivo em vez de “equilibrado”.

Azul (AZUL4): 4TRI22

A Azul (AZUL4) reverteu prejuízo e reportou lucro líquido de R$ 231,2 milhões no quarto trimestre de 2022 (4TRI22).

Em igual período do ano passado a companhia havia obtido prejuízo de R$ 945,7 milhões.

Já no acumulado de 2022, a empresa registrou prejuízo de R$ 1,379 bilhão contra R$ 4,767 bilhões em perdas no 4TRI21, tendo uma melhoria nesse resultado.

De igual modo, o ebitda atingiu R$ 1,097 bilhão no último trimestre de 2022, ante R$ 1,027 bilhão no mesmo período do ano anterior, perfazendo uma alta de 6,9%.

Na sequência, a receita líquida total foi de R$ 4,453 bilhões, contra R$ 3,729 bilhões no mesmo período do ano anterior, tendo um avanço de 19,4%.

Balanço

A nota da administração que acompanha o balanço informou que a empresa informou que sua estrutura de capital foi fortemente afetada pela Covid-19 e seus impactos, como a desvalorização do real e o impacto significativo no nosso fluxo de caixa sem um suporte governamental correspondente, ao contrário de várias companhias aéreas ao redor do mundo.

Também disse que desde o início da pandemia, a empresa informou ter enfrentado com sucesso esses impactos através do aumento da receita, produtividade, e do valioso apoio de nossos parceiros e das várias transações financeiras, mas a volatilidade macro adicional e as incertezas do mercado de capitais tornaram a reta final mais difícil.

E acrescentou o seguinte: “como resposta a isso, desenvolvemos e começamos a implementar um plano abrangente e permanente, desenhado para melhorar a geração de caixa da Azul e fortalecer nossa estrutura de capital, envolvendo nossos principais stakeholders incluindo arrendadores e fabricantes”.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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