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Azul reporta novo prejuízo no 1TRI24; veja
Companhia é uma aérea.
A Azul (AZUL4) fechou o primeiro trimestre de 2024 com prejuízo ajustado de R$ 324,2 milhões, queda de 55,4% na comparação anual, quando registrou perdas de R$ 727,6 milhões.
Já a receita líquida total chegou a R$ 4,678 bilhões no período, aumento de 4,5% na comparação anual, “impulsionada por um ambiente de demanda saudável, receitas auxiliares robustas e o crescimento de nossas outras unidades de negócio”, informou.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) no primeiro trimestre chegou a R$ 1,415 bilhão, ante R$ 1,030 bilhão registrado no mesmo período de 2023.
A margem Ebitda da Azul também cresceu 7,2 pontos percentuais na comparação anual, alcançando 30,3%, considerado recorde para um primeiro trimestre e uma das mais altas do mundo, segundo o CEO da Azul, John Rodgerson: “Isso confirma claramente nossa capacidade de crescer e expandir margens ao mesmo tempo”, disse em comunicado.
Azul (AZUL4)
As despesas operacionais da Azul chegaram a R$ 3,877 bilhões, 3,4% abaixo dos R$ 4,015 bilhões registrados no 1T23, “explicado principalmente pela redução de 19,1% no preço do combustível parcialmente compensado pelo crescimento de 2,6% na capacidade de passageiros, a inflação de 3,9% no período e pelos investimentos para apoiar nosso crescimento e maximizar a disponibilidade da frota”, disse a Azul.
A companhia aérea encerrou o trimestre com liquidez total de R$ 6,0 bilhões, incluindo investimentos e recebíveis de longo prazo, depósitos de segurança e reservas de manutenção.
A liquidez imediata em 31 de março de 2024 foi de R$ 2,7 bilhões, 50,8% acima do 1T23 e representando 14,4% da receita da Azul dos últimos doze meses, “mesmo com uma sazonalidade de caixa desfavorável, e depois de pagarmos mais de R$ 1,8 bilhão em amortização de dívidas, juros e postergações”, destaca a empresa.
1TRI24
A alavancagem da Azul – medida como dívida líquida em relação ao Ebitda dos últimos doze meses – reduziu 1,4 ponto percentual em relação ao ano anterior, de 5,2 vezes para 3,7 vezes.
A empresa
A empresa é uma companhia aérea brasileira de baixo custo e de serviços completos. Fundada em 2008, a Azul se destaca por sua frota moderna e diversificada, oferecendo voos para mais de 100 destinos em todo o Brasil e em alguns países da América do Sul e do Caribe.
A empresa é conhecida por sua ênfase na satisfação do cliente, oferecendo uma variedade de serviços e comodidades, como snacks e bebidas gratuitos a bordo, sistema de entretenimento a bordo e assentos espaçosos. A Azul também é reconhecida por sua inovação e sustentabilidade, sendo a primeira companhia aérea do mundo a operar voos comerciais com biocombustível.
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