Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

B3 anuncia parceria com Nasdaq de olho no mercado brasileiro

Ambas vão desenvolver uma nova plataforma de clearing.

Publicado

em

Crédito: jornaldocomercio

A B3 (B3SA3) anunciou uma parceria com a norte-americana Nasdaq para desenvolver uma nova plataforma de clearing para apoiar o crescimento do mercado financeiro no Brasil.

Trata-se da bolsa norte-americana de tecnologia, e clearing é a estrutura responsável pelo registro, compensação, liquidação e gerenciamento de risco da contraparte das transações executadas nos mercados financeiros.

A B3, por sua vez, é a empresa de infraestrutura de mercado financeiro do Brasil e comunicou que a nova plataforma nascerá capacitada para volumes projetados para os próximos 10 anos no mercado brasileiro, enquanto a versão atual está preparada para aumentos de volumes algumas vezes maiores que os picos observados nos últimos anos.

B3 (B3SA3) com Nasdaq

Ao mercado, a B3 explicou que a engenharia dos novos módulos levará em conta “by design” toda a experiência recente do mercado de capitais com crescimento de volumes sem precedentes, e usando a última geração de tecnologias para a escalabilidade da plataforma.

Também disse que ela atenderá a todos os mercados que hoje são liquidados na Câmara B3, o que inclui ações, fundos imobiliários, BDRs, empréstimo de ativos, opções e termos de ações, derivativos financeiros e derivativos sobre commodities.

Vice-presidente de Tecnologia da B3, Rodrigo Nardoni pontuou que a modernização da plataforma da B3 será realizada em fases, de maneira gradativa e sem impactos para o mercado. O plano é fazer substituições modulares nos próximos anos.

“A B3, por meio de um processo de migração em fases, irá migrar seu sistema de clearing existente para essa nova plataforma”, ressaltou.

Capacidade de processamento

A B3 reforça, ainda, que a plataforma trará ganhos de capacidade de processamento, disponibilidade sem interrupções diárias — possibilidade de funcionamento da clearing por 24 horas — e de maior eficiência e rapidez na implementação de novos produtos.

Também traz que a última grande modernização ocorreu em 2017 com a conclusão do projeto de Integração das clearings (IPN). Desde então diversas evoluções arquiteturais foram incorporadas, o que deve ser visto como constante modernização.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS