Economia
Banco Central anuncia datas para “smart Pix” e Open Banking
Resoluções do Banco Central criam novas possibilidades para o Pix e cronograma para adequação ao Open Banking.
O Banco Central publicou novas resoluções que atualizam as possibilidades de uso do Pix, seu sistema de pagamentos instantâneo. Uma das grandes novidades anunciadas é o serviço de iniciação, a nova modalidade de participação na plataforma.
Leia mais: PEC dos Precatórios não ficará fora do Orçamento, afirma governo
“(…) o iniciador, destinado às instituições financeiras ou demais instituições autorizadas a prestar o serviço de iniciação e que tenham, no âmbito do Pix, o objetivo exclusivo da prestação de serviço de iniciação de transação de pagamento”, explicou o BC em um comunicado.
“Além dos participantes que atuem na modalidade iniciador, o serviço de iniciação no Pix poderá ser ofertado pelas instituições financeiras ou de pagamentos autorizadas pelo BC que participem do Pix na modalidade provedor de conta transacional, desde que sejam certificadas no âmbito do Open Banking”, completou.
Pix + Open Banking
A atualização trará mais possibilidades aos usuários no que diz respeito ao Opern Banking, já que haverão mais instituições para transacionar no sistema de pagamentos. O sistema inicializador funciona como um intermediador entre a instituição financeira que envia o valor, o usuário e o recebedor.
O WhatsApp Pay e até exchanges de Bitcoin agora podem se tornar um “inicializador de transações” sem controlar o saldo do usuário. De forma prática, ao fechar o pedido, o cliente escolhe o Pix como modalidade de pagamento e o iniciador solicita ao banco que transfira o valor correspondente da sua conta para a conta da empresa.
As adequações por parte de participantes do Open Banking serão permitidas até o dia 30 de agosto. As etapas serão as seguintes:
- Inserção manual e chave – 30/08/21;
- Diretamente pela instituição que prestar o serviço de iniciação – 30/09/21;
- QR Code estático e dinâmico – 01/11/21.
“Smart Pix”
A partir de 1º de novembro, os iniciadores poderão agendar pagamentos. Para além disso, o BC quer transformar o sistema de pagamentos também em um serviço de crédito e de identidade digital.
Em 2020, o órgão divulgou a lista de novos recursos que deverão ser integrados ao Pix, como transações off-line e até a possibilidade de enviar remessas internacionais ligadas diretamente a outros Bancos Centrais.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística22 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana