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Open Banking aumentará competição entre bancos e trará vantagens ao usuário

Novo sistema possibilita o compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras, desde que eles permitam.

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O Open Banking promete transformar o sistema financeiro e abrir novas possibilidades para os cidadãos do país. A vantagem para os bancos e instituições financeiras deve ser ainda maior, já que eles poderão compartilhar dados de consumidores e conhecer melhor seu público.

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Sob as novas regras, que provavelmente deverão gerar mais competitividade nos formatos digitais, o cliente precisa permitir essa troca de informações. A novidade deve gerar mudanças especialmente para fintechs, que poderão ter acesso a informações antes restritas aos grandes bancos.

Com a mudanças Nubank terá capacidade até mesmo superar o Banco do Brasil em número de clientes em 2023, segundo estimativas da XP.

Os bancos digitais representaram 52% dos downloads de aplicativos de instituições financeiras no ano passado, segundo dados da UBS. Em 2015, essas empresas respondiam por 2%.

O que ganham os bancos tradicionais?

Os grandes bancos também não deixarão de aproveitar a novidade. O sistema vai possibilitar que, por exemplo, o Banco do Brasil tenham acesso a dados sobre investimentos feitos no C6 Bank, levando a uma melhor compreensão sobre as necessidades de seus clientes.

“É o momento do consumidor. Porque o open banking trabalha com o conceito de que cada pessoa é dona dos seus dados, então ela pode fazer o que quiser com as suas informações, migrando de bancos ou usando o melhor de cada instituição”, explicou o José Luiz Rodrigues, especialista em regulação da JL Rodrigues & Consultores Associados.

“Por exemplo, ela vê que o banco x é melhor em crédito, que o y oferece melhores investimentos e o z foca na previdência privada, e isso faz com que ela monte a carteira de serviços que vai utilizar, integrando os três. É o consumidor construindo o banco que quiser”, acrescentou.

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