Conecte-se conosco

Bancos

BANCO CENTRAL: consulta ao SVR não mostrará saldo de instituições falidas. Saiba o porquê

O Banco Central informou que o Sistema de Valores a Receber não irá mostrar o saldo de instituições que faliram ou estão falindo. Entenda!

Publicado

em

Crédito: Leonardo Sá/Agência Senado

Nessa semana o Banco Central informou que as instituições que faliram não constarão no sistema Sistema Valores a Receber (SVR). A impossibilidade de incluir as informações dessas empresas se deve ao fato de que quando uma instituição declara que faliu ou que está falindo, ela deixa de ser vistoriada pelo BC. Sendo assim, deve-se buscar ajuda com o Poder Judiciário.

Esse sistema está disponível para consulta desde o dia 14 de fevereiro. Nele é possível que os cidadãos verifiquem se há algum valor esquecido em bancos ou em outras instituições financeiras. Os valores serão pagos a partir de 7 de março.

Com isso, 28 milhões de pessoas, sendo elas físicas ou jurídicas, receberão aproximadamente 4 bilhões nesse primeiro levantamento.

Na primeira fase o Banco Central devolverá valores de:

Contas-correntes ou poupanças encerradas com saldos, tarifas, parcelas, obrigações relativas a termo de compromisso do Banco Central, cotas de capital e rateio e participantes de cooperativas de crédito e recursos de grupo de consórcios.

Para consultar é simples, basta acessar valoresareceber.bcb.gov.br, onde é possível verificar se você tem valores a receber de instituições financeiras. Caso não tenha valor a receber, o próximo passo é voltar a acessar em 2 de maio, para saber se terá algo a receber no futuro, em uma nova etapa de pagamento.

Quem consultar e tiver valores a receber poderá sacar em março, quando também se saberá qual o valor a ser recebido.

Haverão agendamentos das 4h às 14h e também das 14 às 24h. Se houver esquecimento ou se o cidadão perder a data, poderá receber nova data através de nova consulta. Finalmente, se alguém perder essa outra data, ainda haverá uma outra seleção a partir de 28 de março de 2022.

Para realizar o resgate é importante fazer o login Gov.br para consultar os relatórios.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS