Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Banco Central dos EUA deve subir mais os juros

Trata-se do Fed.

Publicado

em

O Banco Central dos EUA deve subir mais os juros e especialistas veem recessão à frente.

Isso porque a ata do The Federal Open Market Committee (FOMC), divulgada na tarde desta quarta-feira (22), indica que a autoridade monetária deverá elevar a taxa de juros do país em 25 pontos-base na próxima reunião. Esta é a opinião da maioria, ao menos.

Na outra ponta, há uma minoria que prefere aumentar em 50 pontos-base. Ou seja, a elevação dos juros acontecerá de qualquer maneira, o que muda é a intensidade da alta.

Em dezembro, o comitê havia subido os juros em 0,5 ponto percentual após quatro altas consecutivas de 0,75 ponto. A medida colocou a taxa básica do Fed em uma meta de 4,5% a 4,75%.

Outro ponto destacado no documento aponta que há chance de recessão à frente, que se caracteriza por uma fase de contração no ciclo econômico, isto é, de retração geral na atividade econômica por um certo período de tempo, com queda no nível da produção, aumento do desemprego, queda na renda familiar, redução da taxa de lucro, e outros efeitos.

Inflação nos EUA

Vale lembrar que a inflação nos Estados Unidos situou-se em 6,4% em janeiro, um abrandamento inferior ao esperado face ao mesmo mês de 2022, tendo acelerado em relação a dezembro, indicou esta terça-feira o Departamento do Trabalho.

Segundo o índice de preços no consumidor (CPI) divulgado pelo Departamento do Trabalho, o abrandamento foi de uma décima, uma vez que em dezembro a inflação homóloga tinha ficado em 6,5%.

De acordo com a MarketWatch, a desaceleração foi mais fraca do que o previsto, uma vez que os analistas antecipavam uma taxa de inflação de 6,2%.

Na comparação mensal, a subida de preços acelerou para 0,5%, contra o aumento de 0,1% registado de novembro para dezembro.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS