Conecte-se conosco

Bancos

Banco Central dos EUA reduz taxa básica de juros

Trata-se do Fed.

Publicado

em

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Fed) anunciou dia 7 a redução da taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, passando de uma faixa entre 4,75% e 5% para entre 4,5% e 4,75%. A decisão foi tomada ao final de uma reunião de dois dias sobre política monetária, que havia sido adiada um dia devido às eleições americanas.

A medida foi unânime e alinhada com as expectativas de 97,5% dos investidores, conforme o monitor da taxa de juros do Fed, do Investing.com. O FOMC informou que continuará reduzindo sua participação em títulos do Tesouro e em títulos lastreados em dívidas de agências e hipotecas, com o objetivo de atingir a meta de inflação de 2%.

Em setembro, o FOMC havia adotado um corte mais agressivo de meio ponto percentual. No comunicado, o Fed destacou que indicadores recentes mostram que a economia continua se expandindo de maneira sólida, com melhorias no mercado de trabalho e uma taxa de desemprego ainda baixa. A inflação, embora mais próxima da meta, ainda está acima do objetivo de 2%.

EUA

O Fed observou que os riscos para atingir as metas de emprego e inflação estão equilibrados. A autoridade monetária americana possui um mandato duplo, que inclui tanto a estabilidade de preços quanto o pleno emprego.

Apesar de não fornecer uma orientação clara sobre futuros ajustes, o Comitê afirmou que continuará monitorando as informações recebidas e estará pronto para ajustar a política monetária conforme necessário. Os investidores agora aguardam declarações de Jerome Powell, presidente do Fed, para obter mais detalhes sobre o impacto das decisões na economia americana e as perspectivas para o futuro.

O Fed

O Federal Reserve, conhecido como **Fed**, é o banco central dos Estados Unidos, responsável pela implementação da política monetária do país. Criado em 1913, o Fed tem como principais objetivos promover a estabilidade econômica, controlar a inflação e garantir a plena empregabilidade. Ele também supervisiona o sistema bancário e financeiro, garantindo a segurança e a saúde do sistema financeiro dos EUA.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS