Bancos
Banco Central planeja alterar funcionalidade do Pix
Entre as mudanças estudadas pelo Banco Central, está o “Pix Garantido”, que já tem seu lançamento confirmado para o ano que vem.
As transferências instantâneas (Pix) foram um sucesso desde seu lançamento em 2020. Desde então, a famosa transferência já faz parte do repertório cultural, estando presente até em músicas e memes virais na Internet. A praticidade foi tanta que, hoje em dia, quem não tem e lida com dinheiro, acaba tendo que fazer.
Veja também: Golpe do Comprovante do PIX, veja como evitar
Com base na rápida popularização da maneira de fazer e receber pagamentos, o Banco Central estuda outras possibilidades para a ferramenta, entre elas está o “Pix Garantido” que já tem seu lançamento confirmado para o ano que vem.
Essa nova função garante o recebimento através de uma análise para conferir se o usuário tem limite de crédito suficiente para efetuar a compra e faz a confirmação. Quando a data de pagamento chegar, o banco, que opera como essa instituição intermediadora, debitará o saldo.
A ferramenta Pix funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, as transferências são feitas por meio de uma chave que deve ser cadastrada. O sistema de transferência instantânea também já conta com duas diferentes modalidades: o Pix Saque e o Pix Troco.
Pix Saque e Pix Troco
Nesses casos, a função beneficia tanto lojistas e estabelecimentos, como usuários da ferramenta. O Pix Saque possibilita realizar saques através um “agente de saque” da mesma forma como faria uma transferência pix normalmente, mas, neste caso, a partir de um QR code.
Com o dinheiro em conta, o agente poderá fazer o saque do dinheiro e entregar as cédulas.
Já o Pix Troco permite o usuário sacar o troco em espécie após efetuar suas compras no estabelecimento. Valor da compra + saque (troco). Nas duas modalidades, os valores variam de R $100 a 500.
Parcelamento no Pix
O parcelamento no Pix, embora não tenha sido oficializado pelo Banco Central, já é ofertado por algumas instituições como Santander, Mercado Pago e PicPay, aos seus clientes.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp