Conecte-se conosco

Bancos

Banco Central planeja alterar funcionalidade do Pix

Entre as mudanças estudadas pelo Banco Central, está o “Pix Garantido”, que já tem seu lançamento confirmado para o ano que vem.

Publicado

em

As transferências instantâneas (Pix) foram um sucesso desde seu lançamento em 2020. Desde então, a famosa transferência já faz parte do repertório cultural, estando presente até em músicas e memes virais na Internet. A praticidade foi tanta que, hoje em dia, quem não tem e lida com dinheiro, acaba tendo que fazer.

Veja também: Golpe do Comprovante do PIX, veja como evitar

Com base na rápida popularização da maneira de fazer e receber pagamentos, o Banco Central estuda outras possibilidades para a ferramenta, entre elas está o “Pix Garantido” que já tem seu lançamento confirmado para o ano que vem.

Essa nova função garante o recebimento através de uma análise para conferir se o usuário tem limite de crédito suficiente para efetuar a compra e faz a confirmação. Quando a data de pagamento chegar, o banco, que opera como essa instituição intermediadora, debitará o saldo.

A ferramenta Pix funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, as transferências são feitas por meio de uma chave que deve ser cadastrada. O sistema de transferência instantânea também já conta com duas diferentes modalidades: o Pix Saque e o Pix Troco.

Pix Saque e Pix Troco

Nesses casos, a função beneficia tanto lojistas e estabelecimentos, como usuários da ferramenta. O Pix Saque possibilita realizar saques através um “agente de saque” da mesma forma como faria uma transferência pix normalmente, mas, neste caso, a partir de um QR code.

Com o dinheiro em conta, o agente poderá fazer o saque do dinheiro e entregar as cédulas.

Já o Pix Troco permite o usuário sacar o troco em espécie após efetuar suas compras no estabelecimento. Valor da compra + saque (troco). Nas duas modalidades, os valores variam de R $100 a 500.

Parcelamento no Pix

O parcelamento no Pix, embora não tenha sido oficializado pelo Banco Central, já é ofertado por algumas instituições como Santander, Mercado Pago e PicPay, aos seus clientes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS