Economia
Banco Central unifica consulta a sistema de valores no Gov.br
O Banco Central lançou uma circular nesse último dia 14, informando das mudanças do sistema de valores a receber.
O Banco Central lançou uma circular nesse último dia 14, informando as mudanças do sistema de valores a receber, a alteração começará a partir de 1 de fevereiro de 2023. O BC decidiu que o acesso ao sistema seria feito dentro do portal Gov.br.
Gov.br é uma plataforma digital do Governo, criada em 31 de julho de 2019, que tem como objetivo concentrar todas as plataformas e sites da administração federal em apenas uma ferramenta.
Ainda em julho, foi feita a primeira migração dos mais de 1.600 sites da Administração Pública Federal. Os primeiros sites a fazerem o processo de mudança foram O portal de serviços, o Palácio do Planalto e o Governo do Brasil.
Com essa unificação, todo acesso aos sites passou a ter um login único, o cadastro é gratuito e realizado pelo número do CPF, alguns dados pessoais e a criação de uma senha.
Outra opção para o cadastramento é utilizar dados de acesso às contas bancárias. O aplicativo, disponível para Android e IOS, já era utilizado para acesso a serviços da Receita Federal, acesso a documentos da Carteira de Trabalho Digital, além de acessos ao ConecteSUS, que é muito utilizado para acessar os dados da Carteira Nacional de Vacinação.
Em fevereiro de 2022, o Banco Central havia informado que a consulta de valores seria feita em um site único. Na época, o BC disponibilizou a consulta de valores para os brasileiros que poderiam ter valores esquecidos a receber de transações anteriores, o que gerou grande número para consultas.
Então, para não sobrecarregar o site oficial do banco, foi criado um site separado para que os cidadãos pudessem consultar seus valores a receber. O novo site foi disponibilizado e foi bastante acessado, porém, a adesão ao Gov.br era maior, justamente pelo portal ser unificado e ter todos os outros órgãos nele para consulta.
A decisão de unificar os sistemas de consulta de valores veio devido ao BC constatar que os usuários preferem acessar aos serviços dos órgãos dentro de um portal único, onde mais de 90% dos usuários utilizam o portal único ao invés dos sites individuais.
Após o cadastramento no portal Gov.br, brasileiros poderão consultar as informações gratuitas sobre dúvidas com os bancos, órgão públicos, chaves pix, operações de câmbio, cheques devolvidos, entre outras operações. Além disso, poderá consultar se o CPF foi utilizado por outras pessoas.
Agora, é só aguardar a entrada do sistema no portal Gov.br para poder realizar as consultas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp