Conecte-se conosco

Carreira

Carteira de Trabalho Digital (CTPS): entenda como funciona

A Carteira de Trabalho Digital está em uso, mas não substitui a versão física em determinadas questões. Confira aqui essa problemática!

Publicado

em

A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo disponível para todos os trabalhadores brasileiros, possuindo o mesmo valor que a tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Portanto, levando isso em consideração, ela também garante o acesso aos direitos trabalhistas que são previstos em lei e registra toda a vida profissional do trabalhador brasileiro. De fato, desde o ano de 2017, o meio físico deste documento não é mais necessário para a contratação em uma parte significativa das empresas, uma vez que a versão digital substitui o antigo modelo.

Leia também: Carteira Digital de Trânsito com funcionalidade de transferência de veículo

Todavia, essa versão não pode ser utilizada como meio de identificação civil igual ao modelo físico, visto que a carteira digital só leva em consideração as informações referentes ao trabalho, e não pessoais. Desse modo, os empregadores conseguem fazer a consulta do número do CPF do trabalhador através do e-Social para poder acessar as informações cadastrais e antigos contratos de trabalho.

No entanto, é fundamental deixar claro que todos os trabalhadores devem continuar guardando sua versão física da Carteira de Trabalho, visto que esse documento continua servindo como um meio de comprovação de outras experiências, assim como o tempo de trabalho feito até então. Destarte, vale lembrar que, mesmo com essas atualizações que ocorreram na Carteira de Trabalho, os trabalhadores contratados por órgãos públicos e algumas instituições internacionais devem continuar fazendo o uso da versão física.

Por fim, a emissão da CTPS Digital está disponível de forma gratuita para todos os cidadãos que utilizam tanto o sistema Android quanto iOS, podendo ser baixada nas lojas de aplicativos oficiais desses dois sistemas.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS