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Banco Pan (BPAN4) lidera ranking de reclamações do BC no 4TRI22

Na sequência, vieram Inter, C6, e PagBank/PagSeguro.

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Cartão Banco Pan

O Banco Pan (BPAN4) liderou o ranking de reclamações de instituições financeiras no quarto trimestre de 2022, informou o Banco Central.

Segundo a autoridade monetária, a lista é construída com base em um indicador que leva em conta o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco.

Também disse que quanto maior a pontuação da instituição, pior foi o seu desempenho, e acrescentou que de outubro a dezembro de 2022, o Pan atingiu 76,13 pontos no ranking, resultado de 1.613 reclamações procedentes em um universo de 21,185 milhões de clientes.

Na sequência, vieram Inter (36,90), C6 (33,13), PagBank/PagSeguro (23,52) e Bradesco (21,64). Fazem parte desse primeiro grupo as 15 instituições com maior número de clientes.

Banco Pan (BPAN4): MPMG

No final do ano passado o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de Uberlândia, ajuizou Ação Civil Pública (ACP), com pedido liminar de tutela de urgência, para que o Banco Pan tome uma série de providências com o objetivo de reverter os danos já causados a consumidores, uma vez que a instituição financeira efetuou empréstimos, inclusive de crédito consignado, sem a autorização desses clientes. Com a ACP, o MPMG requer também que sejam tomadas medidas para evitar, de forma difusa, novos danos.

Para a Promotoria de Justiça, o Banco Pan abusou do poder econômico que tem, causando prejuízo a diversas pessoas vulneráveis e hipervulneráveis.

Um dos encaminhamentos requisitados pelo MPMG na Justiça é o de que sejam bloqueados R$ 10 milhões das contas bancárias do Banco Pan para permitir a restituição dos valores retidos de forma ilegal nas folhas salariais dos beneficiários e para possibilitar o pagamento de danos morais coletivos. O MPMG também pede na ACP que a empresa autorize o estorno, sem qualquer prejuízo aos consumidores, ou facilite a restituição dos valores indevidamente depositados nas contas correntes dos beneficiários.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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