Curiosidades
Bancos devem ressarcir prejuízo em caso de roubo de celular e acesso ao aplicativo?
Como o roubo de celulares hoje, envolve movimentações com aplicativos de bancos, as instituições devem arcar com isso? Entenda!
Que a invasão dos smartphones foi uma benção no que refere-se a praticidade, isso é inegável, sem sombra de dúvidas. De fato, hoje, com um aparelho celular, conseguimos acessar nossas contas em diversos bancos, transferir dinheiros, pagar contas, acessar e-mail e tudo que esses aparelhos possibilitam na modernidade. No entanto, existe um grande perigo nessa praticidade: o roubo do aparelho celular.
Veja também: Aplicativo disponível no Google Play Store era uma fraude e roubou senhas dos usuários
Evidentemente, existe uma preocupação, de modo geral, referente à população no que refere-se ao roubo dos smartphones, uma vez que há inúmeros relatos de usuários que sofreram um assalto e tiveram os aplicativos dos bancos acessados de forma indevida pelos criminosos.
Em vista disso, em casos que os clientes obtêm um grande prejuízo financeiro nestas situações supramencionadas, para os especialistas e Defesa do Consumidor, é fundamental a comunicação o mais brevemente possível com as instituições financeiras, até mesmo, antes de ir na delegacia fazer o boletim de ocorrência.
No entanto, os especialistas apontaram que, nesses casos em específico, os bancos devem possuir responsabilidade ativa sobre o prejuízo sofrido pela vítima, conforme o entendimento referente ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De acordo com o Procon-SP, existem reclamações de quadrilhas formadas para roubar telefones e acessar os aplicativos de bancos para fazer transações indevidas.
Destarte, Guilherme Farid, diretor executivo da entidade, enfatiza que em muitos casos o banco é avisado e mesmo assim, a transação indevida é autorizada e a falha fica ainda mais evidente. Mas, para o Procon-SP, mesmo quando a instituição financeira é comunicada sobre o roubo após a transação, há possibilidade de responsabilização do banco.

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