Conecte-se conosco

Agronegócio

Batata apresentou oferta recorde em dezembro, diz Conab

Por outro lado, preços da melancia caíram devido aumento da oferta do produto

Publicado

em

Nesta semana, o 1º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) 2022, divulgou que no mês de dezembro, a batata apresentou oferta recorde nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), o que proporcionou a queda de preços em quase todos os mercados atacadistas analisados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Por outro lado, em dezembro, os preços da cebola permaneceram elevados para todas as Ceasas. Pelo menos três mercados atacadistas tiveram aumentos de mais de 30%: Recife, Rio de Janeiro e Brasília. 

Do lado das frutas, os preços da melancia caíram devido ao aumento da oferta do produto no mês passado. De acordo com o boletim, como a demanda continuou regular, os efeitos de chuva e substituição foram pequenos, mas os volumes de varejo foram bem absorvidos por outras frutas típicas de final de ano, como ameixas e pêssegos.

Segundo a gerente de Estudos do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Joyce Fraga, o aumento da oferta foi garantido pelos embarques das regiões paulistas de Araraquara, Itapetininga e Presidente Prudente (SP), além das melancias de São Jerônimo, no Rio Grande do Sul. 

Além disso, em decorrência das chuvas e da alta nas exportações, além do aumento no valor dos insumos para produção e da queda na oferta, o mamão e a banana registraram alta nas cotações. “O aumento dos preços da banana foi causado pela menor produção da variedade prata, por problemas climáticos, e pelas exportações, que continuaram aquecidas”, afirma o boletim.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS