Conecte-se conosco

Economia

BC libera resgate automático de valores esquecidos; saiba tudo

Instituição quer facilitar o acesso a recursos não reclamados.

Publicado

em

Desde o dia 27, cidadãos poderão contar com uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR), que permite o resgate automático de recursos esquecidos em instituições financeiras. O anúncio foi feito pelo Banco Central dia 26, como parte dos esforços da autarquia para facilitar o acesso a recursos não reclamados por pessoas físicas.

A novidade elimina a necessidade de solicitações manuais a cada valor identificado no sistema. Com a nova opção, o próprio sistema realiza automaticamente o pedido de devolução, desde que o usuário tenha autorizado previamente a funcionalidade.

“Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, explicou o BC, em nota.

Resgate automático do BC

Os valores disponíveis para resgate são referentes a saldos residuais deixados em contas correntes encerradas, tarifas cobradas indevidamente e outras quantias que ficaram esquecidas em bancos, consórcios e demais instituições financeiras.

Para aderir ao novo modelo, é necessário acessar o sistema com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas ativada. A solicitação automática está disponível apenas para pessoas físicas que possuam chave Pix cadastrada com o número do CPF.

Segundo o Banco Central, o crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão, sem envio de notificações por parte do BC. A adesão é opcional, e a consulta manual continuará disponível para quem preferir.

Instituições financeiras

Contudo, nem todos os casos poderão ser resolvidos automaticamente. Instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitações manuais, assim como valores relacionados a contas conjuntas.

Além da atualização no SVR, o Banco Central também anunciou o lançamento de um sistema que permitirá bloquear a abertura de contas bancárias fraudulentas. Previsto para entrar em operação até 1º de dezembro deste ano, o recurso será acessado pelo portal “Meu BC” e permitirá que o cidadão impeça a criação de contas em seu nome — medida importante para a prevenção de fraudes de identidade.

De acordo com o BC, o sistema permitirá ativar ou desativar o bloqueio a qualquer momento, além de mostrar o histórico de acessos e tentativas de abertura de contas pelas instituições financeiras.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS