Economia
BC melhora projeção do PIB em 2020 para queda de 5% e estima alta de 3,9% para 2021
A expectativa é um pouco pior que a projeção oficial do Ministério da Economia, de queda de 4,7% para a atividade neste ano.
O Banco Central revisou sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 e deu indícios de melhora na economia do país. Agora, a instituição estima uma retração de 5,0%, ante queda de 6,4% calculada em junho, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, 24.
Mesmo com a revisão, a expectativa é um pouco pior que a projeção oficial do Ministério da Economia, de queda de 4,7% para a atividade neste ano.
Para o ano que vem, a expectativa do BC é de alta de 3,9% para o PIB, sendo esta uma projeção mais otimista que a do Ministério da Economia, que prevê crescimento de 3,2% em 2021.
Na semana passada, o BC decidiu manter a taxa Selic em sua mínima histórica de 2% ao ano após nove cortes consecutivos. Desde então, a autoridade monetária vem indicando em suas comunicações que o espaço para reduzir ainda mais os juros, caso seja necessário, deve ser pequeno, o que reforçou no relatório.
A autoridade monetária acrescentou ainda que, apesar de uma assimetria em seu balanço de riscos para a inflação para o lado altista, não pretende subir a taxa Selic a menos que o quadro para o avanço de preços na economia ou o regime fiscal sejam modificados.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia2 dias atrás
Tesla Phone: Elon Musk avalia entrada no mercado de celulares