Conecte-se conosco

Economia

Aumento temporário em auxílio: beneficiários poderão receber valor a mais que o previsto

Um auxílio passará por aumento e deve ajudar diversas famílias de baixa renda que tinham preocupações quanto a isso. Saiba o que muda.

Publicado

em

Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um terceiro mandato, muitos brasileiros temiam sobre a continuidade de diversos benefícios oferecidos durante o Governo Bolsonaro.

Assim que foi eleito, o presidente precisou entrar com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição para cumprir com promessas de campanha e para manter o valor e o repasse de auxílios.

Com a aprovação da PEC, o atual governo foi capaz de manter o valor do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) em 600 reais, com a adição de 150 reais por criança menor de seis anos em cada família. Além disso, outros auxílios também utilizaram os recursos conquistados pela PEC, como Farmácia Popular, Minha Casa Minha Vida e até mesmo o Vale-gás.

Aumento no Vale-gás

O auxílio que passará por um aumento é o Vale-gás, dedicado a famílias de baixa renda, que possui a intenção de ajudar na compra do botijão de gás de cozinha. Esse benefício foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso, mas só voltou à vigência durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL).

A princípio, o valor do repasse bimestral era de 50% da média do valor do botijão de 13 quilos, que é determinado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível). No entanto, no final de 2022, o governo vigente passou a pagar o auxílio em 100% do valor do botijão de gás, graças a uma medida temporária.

O medo dos beneficiários era de que, com o novo governo, o valor retornasse a ser referente a apenas 50% do preço médio do botijão de gás, o que não deve acontecer. O atual presidente confirmou que em caráter temporário, com duração de cinco meses, o repasse continuará sendo de 100% do valor.

Para além disso, os repasses feitos a cada dois meses devem ser ligados aos do Bolsa Família, já que são destinados ao mesmo público.

Para receber o benefício, é necessário estar cadastrado na base de dados Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, a renda familiar per capta não poderá ser superior a meio salário mínimo, com exceção de famílias cadastradas em outros benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Calendário do Vale-gás

O calendário do repasse é feito de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. Confira as datas de pagamento do Vale-gás em janeiro:

  • Número final 1: recebimento em 18 de janeiro;
  • Número final 2: recebimento em 19 de janeiro;
  • Número final 3: recebimento em 20 de janeiro;
  • Número final 4: recebimento em 23 de janeiro;
  • Número final 5: recebimento em 24 de janeiro;
  • Número final 6: recebimento em 25 de janeiro;
  • Número final 7: recebimento em 26 de janeiro;
  • Número final 8: recebimento em 27 de janeiro;
  • Número final 9: recebimento em 30 de janeiro;
  • Número final 0: recebimento em 31 de janeiro.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS