Economia
Benefício de Prestação Continuada: mais do que um benefício, uma garantia de dignidade
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma assistência financeira fundamental para muitos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Aqui, vamos falar sobre os detalhes do benefício, desde seus critérios de elegibilidade até seu impacto na sociedade.
Em tese, o BPC é um direito garantido pela própria Constituição Federal de 1988, que visa assegurar um salário mínimo mensal a pessoas que não possuem meios de prover a própria subsistência ou de tê-la provida por sua família. Além disso, é possível receber o BPC e o Bolsa Família, aumentando o rendimento mensal.
O programa é destinado a pessoas com deficiência ou idosas com 65 anos, ou mais, que comprovem renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo. Ou seja, é preciso somar a renda dos familiares e dividir pelo número de pessoas, sendo que o valor deve ser menor que R$ 330.
Quem concede o benefício é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após avaliação médica e social, e não exige contribuição prévia à Previdência Social, como é requisitado pela maioria dos programas oferecidos pelo órgão.
No entanto, o BPC é intransferível e não gera direito a pensão por morte ou abono de Natal. Além disso, é preciso que o beneficiário comprove sua situação de vulnerabilidade com a frequência determinada, sob pena de suspensão ou cancelamento do benefício.
Desse modo, entender o funcionamento do BPC e sua importância para a nossa sociedade, conforme fica evidenciado na própria carta magna do país, é fundamental para aqueles que podem receber os pagamentos ou para quem deseja contribuir para a conscientização e apoio aos mais vulneráveis.
Por meio desse importante instrumento de proteção social, muitos brasileiros podem garantir uma vida digna, diminuindo os efeitos problemáticos derivados da pobreza e da exclusão, que muitas vezes podem andar lado a lado, já que um pode levar ao outro, e vice-versa.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS