Conecte-se conosco

Agronegócio

Benefícios do chá de erva-botão

Confira as propriedades do chá da erva-botão e seus benefícios para a saúde do corpo.

Publicado

em

A erva-botão (Eclipta prostrata), também conhecida como hortelã-do-brejo, é uma planta nativa do continente asiático, comumente empregue em chás quentes ou gelados. Se adapta bem a lugares de clima quente, sendo, pois, cultivada com certa facilidade no Brasil.  Além disso, apresenta propriedades medicinais, podendo ser utilizada, em alguns casos, como remédio.

O chá da erva pode ser feito da forma tradicional, fervendo a água e, em seguida, adicionando as folhas de erva-botão desidratadas. Depois, basta deixar em infusão por 5 minutos e servir. Os benefícios dessa bebida, são muitos, visto que a erva contém em sua composição propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, anti-hepáticas, adstringentes e mais. Também é naturalmente antibacteriana e antioxidante.

Principais propriedades

  1. Protege o fígado

O chá de erva-botão reduz o risco de doenças hepáticas, uma vez que evita o acúmulo de gordura no fígado e ajuda a desintoxicá-lo.

  1. Contribui para a saúde da pele

Como tem efeito antioxidante e adstringente, o chá de erva-botão contribui para evitar processos inflamatórios que podem causar desde o envelhecimento precoce até a acne. Além disso, a bebida ajuda na cicatrização e acelera a recuperação epitelial.

  1. Auxilia na saúde dos ossos

A erva ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio, fundamental para a boa saúde dos ossos, por isso, a bebida pode ajudar na prevenção de problemas como, por exemplo, a osteoporose.

  1. Funciona como analgésico

A erva-botão mostra resultados promissores quando utilizado como analgésico calmante. Desse modo, o chá da planta é ideal e especialmente indicado para quem tem inflamações intestinais, como por exemplo, hemorroidas.

  1. Melhora o sistema imunológico

Suas propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e antioxidante, contribuem significativamente para a melhora do nosso sistema imunológico, sendo que, o consumo do chá ajuda a evitar gripes e resfriados, além de outra doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS