Conecte-se conosco

Economia

Berkshire Hathaway adquire 5% das 5 maiores tradings do Japão em negócio de US$6 bi

Com o aumento da participação nas japonesas, Berkshire passa a depender menos da economia norte-americana.

Publicado

em

A Berkshire Hathaway adquiriu 5% de cada uma das cinco maiores tradings do Japão, a Itochu Corp, Marubeni Corp, Mitsubishi Corp, Mitsui & Co e Sumitomo Corp. Juntas, as companhias valem mais de 6 bilhões de dólares.

A compra refletiu a vontade do presidente da companhia, Warren Buffett, em diversificar seu conglomerado fora dos Estados Unidos. Segundo ele, o investimento pode ser elevado para até 9,9%, de acordo com os preços.

“As cinco principais companhias de trading têm muitas joint ventures em todo o mundo e provavelmente terão mais”, disse Buffett em comunicado. “Espero que no futuro haja oportunidades de benefício mútuo”, informou a Berkshire no domingo, aniversário de 90 anos de Buffett.

Com muitos negócios enfrentado dificuldades por causa da crise, o movimento ajudará a reduzir a dependência da Berkshire da economia norte-americana, que apresentou no semestre passado o maior recuo nos últimos 73 anos. Uma das empresas mais afetadas foi a Precision Castparts, fabricante de peças de aeronaves que registrou prejuízo de 9,8 bilhões de dólares.

Maos o fator que surpreendeu parte do mercado foi a escolha pelo Japão, já que as tradings do país estão longe de ser as favoritas dos investidores. Com modelos de negócios que entrelaçados que abrangem commodities extremamente variadas, elas também têm exposição significativa ao setor de energia e à volatilidade.

Norihiro Fujito, estrategista-chefe de investimentos da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities apontou que “o valuation barato delas pode ter sido uma atração”. “Mas não é típico de Buffett comprar todas as cinco empresas em vez de selecionar algumas”, completou.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS