Agronegócio
Bioeconomia e o agro; entenda!
O agronegócio vem mudando drasticamente de acordo com a forma que tempo progride. Entenda essa nova concepção, leia mais!
Atualmente, transmutou-se em um novo cenário no mundo de exploração voltado ao agronegócio. De fato, a Bioeconomia vem apropriando-se de um discurso voltado à sustentabilidade, com a finalidade de buscar lucros em áreas preservadas por povos originários/tradicionais, descartando, em tese, o conhecimento ancestral.
Leia mais: Itaú BBA lista ações “mais atraentes” do agronegócio
No entanto, por outra perspectiva, para os entusiastas desse setor de negócios, a bioeconomia seria uma espécie de “evolução natural do agronegócio“.
Na realidade, essa definição que foi oferecida pelo bacharel em biologia e empreendedor, Luiz Fernando Ferreira “Finho” Levy, CEO da Agroreset, durante um evento, onde disse que o ramo é o agrobusiness do futuro:
“Era agricultura, virou pecuária, depois agropecuária, agronegócio e talvez o próximo nome seja bioeconomia“.
Além disso, de acordo com o empreendedor, essa teoria vai de encontro com o que os produtores vêm chamando de “terceira etapa do agronegócio”. Na primeira, ocorreu uma expansão; depois, um aumento significativo da produtividade e da competitividade; todavia, agora, a sociedade estaria passando por uma espécie de consolidação da sustentabilidade no setor.
Dessa maneira, criando uma artifício para questionar o uso de terras que, até então, o agronegócio seria impedido de fazer uso por lei. “A economia pode chegar lá e gerar créditos de carbono, créditos de diversidade, pesquisa mais material para gerar alguma coisa, ou seja, tem mil maneiras de gerar receita naquele mesmo custo fixo da terra preservada que a bioeconomia traz”, afirmou o CEO da Agroreset.
Destarte, além do uso de áreas preservadas, outra pauta trabalhada pela bioeconomia é a questão da projeção de alimentos do futuro, “o âmbito dos novos alimentos, proteína de origem vegetal, alimentos sintéticos”.
Por fim, a discussão acerca dessa problemática possui distintas abordagens, dependendo do ponto de partida de cada teórico que analisa a questão.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Economia1 dia atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Finanças9 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Empresas13 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Curiosidades1 dia atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Finanças4 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas