Bancos
BNDES financiará complexo solar na Bahia
Iniciativa atene demanda da Refinaria de Mataripe.
A implantação do complexo de energia solar Irecê 1, localizado nos municípios de João Dourado e Irecê, na Bahia, está programada para iniciar operações no terceiro trimestre de 2025.
Com uma capacidade instalada de 161 MWp (megawatt pico), o empreendimento é projetado para reduzir aproximadamente 128 mil toneladas de CO2 por ano, contribuindo significativamente para a produção de energia limpa e renovável.
Avaliado em R$ 418,5 milhões, o projeto é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e atenderá à demanda da Refinaria de Mataripe, a segunda maior refinaria do Brasil, situada em São Francisco do Conde (BA).
O complexo solar é fruto de uma joint venture entre as empresas Acelen, Perfin Infra Administração de Recursos e Illian Energias Renováveis. Além de seus benefícios ambientais, o projeto também promoverá o desenvolvimento socioeconômico regional, criando 530 empregos durante sua construção.
BNDES
“O parque solar – associado ao programa de descarbonização da Refinaria de Mataripe – é parte do esforço do BNDES em fomentar a transição energética”, afirmou Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES.
Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o complexo solar Irecê 1 terá um custo total de R$ 530 milhões. O financiamento do BNDES será realizado na modalidade project finance, em dólar americano, correspondendo a 78% do investimento total, garantindo o projeto com base no fluxo de receitas e nos ativos do empreendimento.
O banco
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma instituição financeira pública federal do Brasil, fundada em 1952. O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e desempenha um papel crucial no financiamento de projetos e iniciativas que promovem o desenvolvimento econômico e social do país.
Ele oferece financiamento de longo prazo para projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico do Brasil. Isso inclui investimentos em infraestrutura, indústria, agricultura, comércio e serviços.
Também apoia projetos de inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental, promovendo práticas de desenvolvimento que preservem os recursos naturais e reduzam o impacto ambiental.
Além disso, disponibiliza linhas de crédito e programas específicos para apoiar o crescimento e a competitividade das pequenas e médias empresas, que são essenciais para a economia brasileira.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Política3 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Carreira2 dias atrás
Esses 5 erros estão sabotando seu progresso no inglês
-
Agronegócio1 dia atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Cotidiano1 dia atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Tecnologia10 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Empresas1 dia atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Política1 dia atrás
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo