Conecte-se conosco

Bancos

BNDES vai estruturar ativos do Exército no RJ e Manaus

Pretende valorizar para atrair exploração econômica.

Publicado

em

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Exército assinaram ontem dois contratos relacionados ao Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e ao zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus. O objetivo é estruturar projetos de valorização e exploração econômica desses locais.

Com duração de 36 meses, os contratos preveem que o BNDES será responsável por diagnosticar os ativos imobiliários do Exército, avaliar os serviços e identificar as necessidades de infraestrutura. Além disso, o banco definirá o modelo de concessão a ser adotado para valorizar ambos os empreendimentos em uma futura licitação pública.

“Esses projetos terão o apoio do BNDES para melhorar e requalificar espaços públicos do Exército Brasileiro. Tanto o Forte de Copacabana quanto o Zoo do CIGS são patrimônios nacionais, e agora teremos a oportunidade de torná-los ainda mais atrativos para turistas e moradores aproveitarem todo o seu potencial”, afirmou Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Relacionamento Institucional do banco.

BNDES

A concessão dos dois locais será realizada por meio de parcerias público-privadas, e ambos estão qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O zoológico do CIGS abriga 162 animais exclusivamente amazônicos brasileiros, distribuídos em 56 espécies, incluindo algumas ameaçadas de extinção. Já o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana recebe cerca de 35 mil visitantes por mês e possui um acervo de 15 mil peças, incluindo indumentárias, armamentos e objetos históricos de uso pessoal.

O banco

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma instituição financeira pública federal brasileira, criada em 1952. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil através do financiamento de investimentos em diversos setores, como infraestrutura, indústria, agronegócio, comércio, serviços e tecnologia.

O BNDES atua concedendo empréstimos, financiamentos, participações societárias e apoio técnico para projetos que contribuam para o crescimento sustentável, a geração de empregos, a melhoria da infraestrutura e a redução das desigualdades sociais no país.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS