Automobilística
Boas notícias para quem está tirando a 1ª CNH! Saiba a nova extensão do prazo
Para aqueles que estão tirando sua primeira carteira de habilitação, atenção! Houveram mudanças no prazo dedicado ao processo.
O prazo já havia sido estendido para o dia 31 de dezembro de 2022, por causa do atraso no processo gerado pela pandemia. No entanto, a tolerância acabou passando por uma extensão ainda maior, estendendo até 31 de dezembro de 2023.
Primeira CNH: como funciona?
Normalmente, o processo para se tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é de um ano. Dentro desse período, devem ser feitos os exames, as aulas teóricas, a prova teórica, as aulas práticas e, por fim, a prova prática.
No entanto, por causa da pandemia, muitos desses processos foram atrasados, como, por exemplo, as aulas práticas. Dessa forma, a fim de não prejudicar os futuros novos motoristas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estendeu o prazo, inicialmente até dezembro de 2022.
Porém, se fez necessária uma ampliação ainda maior desse período. Logo, todos os processos para adquirir a primeira CNH que estão ativos desde 3 de março de 2019 podem continuar vigentes até 31 de dezembro de 2023.
Por qual motivo houve uma segunda extensão do prazo?
A segunda ampliação no prazo para a continuidade do processo se deu a partir da solicitação de órgãos de trânsito estaduais, que tiveram dificuldade no agendamento das provas, em especial, o agendamento das provas práticas.
Logo, o Contran acatou o pedido feito por esses órgãos, a fim de não prejudicar ainda mais quem está nessa árdua jornada para retirar a primeira habilitação.
Como é o processo para retirar a CNH?
O processo para a obtenção da CNH se inicia ao preencher o formulário on-line disponibilizado pelo site do Detran. Após a inscrição, é necessário pagar uma taxa.
É necessário fazer exame médico e psicotécnico. Depois, seguir para as aulas teóricas feitas em um CFC (Centro de Formação de Condutores). Concluindo as aulas, é necessário passar na prova teórica.
Passando nessa prova, o novo condutor estará liberado para fazer as aulas práticas e, por fim, seguir para a prova final, que é a prova prática.
É importante lembrar que houve algumas mudanças nas aulas, como a obrigatoriedade do uso de simuladores durante as aulas práticas. Isso porque o valor do equipamento era elevado, o que impactava significativamente no valor a ser cobrado do aluno.
Também houve uma diminuição no tempo necessário para concluir as aulas práticas, saindo de 25 horas para 20 horas.
Renovação
Para aqueles que tiveram seu processo de renovação atrasado, o Contran disponibilizou um cronograma com os prazos para que os documentos sejam atualizados. É necessário preencher um formulário disponibilizado na plataforma do Detran e também realizar o exame médico.
Aqueles motoristas que tiverem seu documento e o prazo de renovação atrasados podem renovar, mas se forem pegos dirigindo poderão ser penalizados. Já os que estão com o documento vencido, mas dentro do prazo para a renovação, podem conduzir normalmente.
Para saber mais sobre o cronograma, é necessário acessar a plataforma do Detran de seu estado.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?