Conecte-se conosco

Agronegócio

Boca-de-leão: conheça a planta que possui nome forte, mas perfil delicado

Solo, regas, condições de luminosidade… Confira as preferências da espécie e saiba como deixá-la sempre linda!

Publicado

em

Antirrhinum majus, popularmente conhecida como boca-de-leão, é uma planta herbácea que possui grande número de cultivares. Seu nome se deve ao fato de que, quando uma de suas flores é apertada, ela se abre como se fosse uma boca, por isso, boca-de-leão.

De diferentes tamanhos e cores, sua floração varia do vermelho para o rosa, o roxo, o branco, o amarelo, o laranja, podendo apresentar também tons intermediários. As flores têm, inclusive, forma de espigas e surgem no topo dos ramos da planta.

E se você tem especial interesse no cultivo da espécie, acompanhe as preferencias da boca-de-leão com relação a clima, solo, regas e luminosidade. Confira!

Clima

O primeiro passo é se atentar ao clima do local onde você mora, já que a boca-de-leão prefere temperaturas amenas ou moderadamente elevadas, sem extremos de temperatura. Não suporta geadas e não cresce bem em altas temperaturas.

Propagação

A propagação da espécie pode se dar por meio de sementes. Assim, para realizar o plantio, plante as sementes em solo a uma profundidade de 0,5 (meio) centímetro. A boca-de-leão pode ser semeada em local definitivo ou em sementeiras e a germinação leva de uma a três semanas, sendo favorecida por noites frias. O espaçamento recomendado entre as plantas é de 15 a 30 cm. 

Outra opção é realizar a propagação por meio de estacas. Se o plantio for feito dessa forma, plante pedaços de ramos bem desenvolvidos.

Solo

Deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, preferindo solos calcários. Para o cultivo em vasos, lembre-se de escolher recipientes que apresentem furos de drenagem e coloque uma camada de pedriscos antes de inserir o substrato.

Regas

Regue sempre que o solo estiver seco. É importante manter o solo levemente úmido, especialmente nos primeiros dias após o plantio. Contudo, nunca encharque demais a terra.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS