Conecte-se conosco

Agronegócio

Gira, gira, girassol… Aprenda a cultivar a flor da música do Alceu Valença

Sempre belo, o girassol é uma ótima opção para ornamentar ambientes iluminados. Veja as dicas para não errar na hora de realizar o plantio.

Publicado

em

O girassol é uma planta muito cultivada no Brasil, que se destaca principalmente por sua notável beleza. Além de seu caráter ornamental, o girassol tem importante valor econômico, já que suas sementes podem ser utilizadas na fabricação de óleos e biodiesel, por exemplo.

E se você tem interesse em cultivar girassóis em casa, saiba que não há muita dificuldade, desde que observados os cuidados básicos do cultivo tradicional. Sendo assim, acompanhe nossas dicas para não errar na hora de realizar o plantio. Confira!

Reprodução: Freepik

Tipo de solo

Quanto ao local de plantio, o solo para girassol deve ser bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica.

Clima

Não à toa, o nome dessa planta é girassol, afinal, ela adora sol e cresce bem em temperaturas elevadas que podem chegar até próximas a 40° C.

Por outro lado, vale lembrar que ventos fortes e tempestades podem causar danos às plantas. Então, fique sempre atento aos locais de cultivo!

Luz e regas

O girassol precisa receber luz solar direta durante boa parte do dia. Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, mas nunca encharcado. Plantas bem desenvolvidas podem suportar breves períodos de seca.

Propagação

Para realizar a propagação de sementes de girassol, não há necessidade de plantar primeiro em balainhos, já que o girassol não tolera bem o transplante.

Assim, cultive as sementes diretamente no local definitivo. Para o plantio em vasos, certifique-se que o recipiente contém orifícios de drenagem. Coloque pedriscos no fundo e só depois preencha com substrato. As sementes germinam normalmente em uma ou duas semanas.

Colheita

A colheita dos girassóis pode ser feita de 70 a 90 dias após o plantio, a depender das condições de cultivo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS