Conecte-se conosco

Educação

Bolsa-Auxílio para Ensino Médio: Uma nova proposta do Governo Lula?

Publicado

em

A permanência no Ensino Médio é um direito de todos os jovens brasileiros, mas também um desafio para o sistema educacional e, consequentemente, para o governo e o futuro de nossa nação, tendo em vista a importância da educação nessa fase da vida.

Existem muitos alunos que abandonam os estudos nessa etapa, além de que os que permanecem, podem enfrentar muitas dificuldades, como as de aprendizagem, de convívio e socialização com os demais alunos e professores, e muito mais.

Mesmo assim, é importante ressaltar a importância da permanência no Ensino Médio, por vários motivos. O primeiro é também o mais óbvio: essa é uma etapa fundamental para a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando a continuidade dos estudos posteriormente.

Outros fatores são a importância dessa preparação para o trabalho e a cidadania, desenvolvendo habilidades e competências fundamentais para o exercício do pensamento crítico, da autonomia intelectual, da participação social e muito mais.

Governo brasileiro estuda bolsa para permanência no Ensino Médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou do programa “Roda Viva”, da TV Cultura, que foi ao ar nesta segunda-feira (12). Na ocasião, ele afirmou que existem estudos para tentar diminuir a evasão escolar no Brasil, de modo que o Ministério vem defendendo a criação de uma bolsa para a permanência de alunos do Ensino Médio.

No entanto, Santana também esclareceu que esse tipo de projeto vai muito além dos poderes do Ministério da Educação, já que englobam vários outros setores do governo. Para o projeto sair do papel, seriam necessários investimentos e recursos de vários âmbitos.

Sem sombra de dúvidas, a medida incentivaria a permanência dos jovens no Ensino Médio que, além de estarem recebendo os conhecimentos necessários para uma vida adulta com mais qualidade, receberiam também valores monetários para isso.

Esses valores poderiam ser usados para adquirir ainda mais material para expandir o conhecimento e se preparar para o futuro, como livros, palestras e afins. O projeto não está estabelecido nem é certo de que existirá em algum momento, mas é bom saber que o governo pensa em métodos para reduzir a evasão escolar no Brasil.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS