Conecte-se conosco

Economia

Proposta da ex-candidata a presidência, Simone Tebet, deverá acontecer? Entenda

Com proposta para diminuir o número de evasão escolar, Tebet havia prometido uma bolsa aos alunos, que deverá ser cumprida pelo novo governo.

Publicado

em

Essa notícia pode vir a agradar as famílias de baixa renda que possuem filhos no Ensino Médio. Isso porque a proposta de oferecer uma bolsa de estudos para esses estudantes feita por Simone Tebet (MDB) vem sendo avaliada pelo novo Governo.

A transição entre o Governo Bolsonaro e o Governo do Lula já vem acontecendo, a nova gestão já começa a estudar propostas para o ano que vem.

Entre essas, se encontra a da ex-candidata à presidência, Simone Tebet, que se propunha a criar uma bolsa de estudos para diminuir o número de evasão escolar por adolescentes do Ensino Médio.

Como Tebet anunciou apoio à campanha do petista, o novo Governo se propôs a cumprir com essa promessa de campanha da deputada.

No entanto, essa ideia. por mais que tenha boas intenções, como a permanência escolar, boas notas e frequência por parte dos alunos, é muito desafiadora por conta do orçamento.

Para que esse programa de fato venha a existir, o governo vem procurando meios de conseguir arcar com os custos dessas bolsas de estudo.

Pensando no orçamento e no modelo em que serão oferecidas essas bolsas, um dos formatos que poderá ser proposto é o utilizado pelo Escola 10, que acontece desde de 2021 no Alagoas.

Nesse programa, são oferecidos 100 reais para os alunos que mantiverem suas frequências acima de 90%. Já para aqueles que retornam aos estudos, é oferecido uma bolsa de 500 reais.

Para maximizar as oportunidades dos alunos após finalizar os estudos, tanto no modelo regular do Ensino Médio quando no modelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), os estudantes receberão o valor de 2 mil reais.

Problemas da proposta

Os maiores problemas para cumprir essa proposta são relacionados ao orçamento, que já está saturado para o ano que vem.

O próximo governo estuda maneiras de como conseguir o orçamento necessário cumprir suas promessas de campanha e outras propostas, além de, é claro, o plano de governo já pré-estabelecido.

É preciso entender que o programa Escola 10, que acontece no Alagoas, já possui gastos na casa dos 10 milhões de reais. Além desse, programas com esses parâmetros de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, vêm sendo estudados pelo governo de transição.

O teto de gastos já está no limite, no entanto, o governo de transição vem procurando meios de implementar esse programa que deverá auxiliar famílias de baixa renda de todo o Brasil.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS