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Bolsa Família bloqueado? Descubra os motivos para a suspensão do benefício

Confira os motivos que podem causar o bloqueio ou suspensão do Bolsa Família e saiba o que fazer caso isso ocorra.

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Bolsa Família

Bolsa Família tem atualmente mais de 14,6 milhões de beneficiários, que precisam manter suas informações em dia para continuarem recebendo os valores pagos pelo programa. Ao se depararem com um eventual bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício, muitos brasileiros ficam sem entender o motivo que levou a isso.

Existem alguns critérios básicos precisam ser cumpridos para que o benefício seja mantido, e sem eles o cidadão pode perder essa ajuda mensal. Veja a seguir quais são os principais motivos para o bloqueio de um beneficiário.

Motivos para o bloqueio

Uma das principais razões é o cadastro desatualizado. Para evitar que isso aconteça, o responsável pela família deve atualizar as informações sempre que houver alteração no endereço, telefone ou renda, além de mudanças na composição familiar, como nascimento, gravidez, casamento e morte. Se nada disso ocorrer, a atualização só precisa ser feita a cada dois anos.

Outro motivo que leva ao bloqueio do benefício é o descumprimento das regras do programa. Todo beneficiário do Bolsa Família precisa garantir frequência escolar de, no mínimo, 85% para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos.

Além disso, as gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal de acordo calendário informado pelo Ministério da Saúde, bem como participar de atividades educativas sobre aleitamento materno e alimentação saudável após o nascimento do bebê. Também é necessário manter o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos em dia.

Outra exigência que tem de ser cumprida é o acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos.

O que fazer

Caso seu benefício tenha sido bloqueado ou cancelado, o primeiro passo é procurar o CRAS onde a inscrição foi feita. Para verificar sua situação no Bolsa Família, consulte a mensagem do seu extrato mensal.

Vale lembrar que o pagamento do benefício vem sendo feito por meio do Caixa Tem, aplicativo que possui algumas limitações. A principal delas é que o cadastro está vinculado ao número de celular e aparelho onde ele foi feito, e a troca de um deles pode causar o bloqueio do app. Nesse caso, a saída é comparecer a uma agência da Caixa para resolver o problema.

Leia mais: Quem teve Bolsa Família cancelado fica impedido de receber auxílio emergencial?

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