Conecte-se conosco

Economia

Bolsa Família: CPFs irregulares na linha de corte em Janeiro

Medida visa impedir irregularidades e evitar que pessoas mal intencionadas recebem o dinheiro.

Publicado

em

O Bolsa Família é um dos programas sociais mais importantes implementados pelo Governo Federal. Por meio dele, milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social têm acesso a valores imprescindíveis para sua sobrevivência.

Porém, para continuar recebendo os depósitos, os beneficiários são obrigados a cumprir uma série de requisitos básicos, como manter a documentação atualizada no CadÚnico (Cadastro Único), vacinar os filhos e matriculá-los na escola, garantindo uma frequência de 75%.

Para coibir fraudes neste benefício, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social decidiu que, a partir de janeiro de 2024, estará bloqueando o cadastro daqueles que estão com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) irregular. Vejamos as situações em que isso pode ocorrer:

  • Caso o documento esteja suspenso, cancelado ou com divergência de titularidade na Receita Federal;
  • Se possuir alguma inconsistência de dados dentro do CadÚnico.

Como regularizar um CPF sem sair de casa

Se um beneficiário do Bolsa Família permanecer bloqueado por 6 meses e não conseguir resolver as pendências referentes ao CPF, o poder público alerta que sua participação no programa social pode ser cancelada permanentemente.

O Ministério afirma que todos os que se encontram em situação irregular serão avisados por meio do aplicativo do benefício ou pela Caixa. Além disso, será possível conferir a situação por outra via, acessando o site da Receita Federal.

  1. Acesse a página da Autarquia;
  2. Clique em “Consultar CPF“;
  3. Insira o número do documento e a sua data de nascimento;
  4. Selecione “Consultar” e gere o comprovante da sua situação cadastral.

Assim, caso exista algum problema, será necessário atualizar o cadastro. Por sorte, isso pode ser feito online pelo navegador ou pelo app do CadÚnico. Se nenhuma dessas alternativas funcionar, também é possível regularizar tudo presencialmente em uma unidade da Receita Federal ou em um posto conveniado.

Por fim, se as inconsistências forem com o CadÚnico especificamente, o interessado precisa buscar atendimento presencial na unidade do CRAS mais próxima de sua região. Confira como proceder para atualizar o CPF no ambiente online:

  1. Acesse o site da Receita Federal novamente;
  2. Clique em “Meu CPF“;
  3. Depois, em “Atualizar CPF“;
  4. Selecione a alternativa “Regularizar CPF“.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS