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Economia

Bolsa Família: o que fazer se seu benefício for bloqueado

Existem diversos motivos que podem ocasionar a suspensão do benefício, e a resolução do problema pode ser um tanto demorada. Acompanhe tudo aqui!

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Os repasses referentes ao Bolsa Família do mês de setembro estão causando algumas dores de cabeça para alguns beneficiários, pois alguns revelaram que foram simplesmente bloqueados no conhecido programa social de autoria do Governo Federal.

Porém, mesmo com tais relatos, estima-se que em torno de 21 milhões de grupos familiares em situação vulnerável deverão ser beneficiados com o dinheiro. Entretanto, por que será que alguns beneficiários foram surpreendidos com um bloqueio inesperado?

Os motivos podem ser vários, por isso é essencial que os brasileiros permaneçam atentos às normas da iniciativa e conheçam as razões que podem causar a suspensão dos pagamentos. Hoje falaremos mais sobre isso e você entenderá melhor sobre o tema.

Possíveis causas do bloqueio e como reverter a situação

Segundo informações do Ministério da Cidadania, para que o benefício do Bolsa Família não sofra bloqueios, é preciso que a pessoa sempre mantenha seus dados no CadÚnico (Cadastro Único) atualizados. Isso deve ser feito pelo responsável familiar, ou seja, o integrante que realizou o primeiro cadastramento junto ao CRAS da sua cidade.

Portanto, informações como endereço, telefone de contato, renda ou qualquer outra modificação socioeconômica precisam ser comunicadas. Isso também vale para nascimentos, mortes, casamentos, divórcios, adoções, entre outros.

Logo, o que normalmente ocorre é que o dinheiro é retido pelo poder público, principalmente por conta de desatualização no sistema do CadÚnico. Porém, também existe a possibilidade da pessoa estar bloqueada por conta dos filhos menores de idade não estarem frequentando a escola, ou de grávidas não comparecerem ao exame pré-natal.

Assim, para resolver essa situação, o caminho pode ser bastante árduo, burocrático e demorado. A pessoa responsável pela família deve ligar para a Central de Atendimento do Bolsa Família pelo número 0800 707 2003 e pedir o desbloqueio, além do pagamento das parcelas atrasadas retroativas.

Então, o atendente irá solicitar alguns documentos pessoais que deverão ser apresentados para comprovar a situação do indivíduo, como, por exemplo, comprovante de endereço e documentação dos filhos. Somente após uma análise detalhada dos dados fornecidos, o Governo Federal poderá realizar a liberação, o que pode demorar.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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