Conecte-se conosco

Investimentos

Bolsas globais sofrem queda histórica; entenda por quê

Piora em bolsas de valor do mundo todo, no começo da semana, gera receio de recessão.

Publicado

em

A queda dos mercados globais no começo da semana foi impulsionada pelos temores de uma recessão nos Estados Unidos, após dados negativos do mercado de trabalho terem sido divulgados recentemente.

Com uma menor criação de vagas na economia norte-americana e um aumento na taxa de desemprego para 4,3%, os investidores ficaram preocupados com a desaceleração da maior economia do mundo.

Segundo analistas, a piora no mercado de trabalho dos EUA representa um freio na atividade econômica e aumenta o medo de uma queda brusca na atividade.

Isso gerou uma diminuição do risco geral nos mercados, o que levou a uma forte queda nas bolsas de valores ao redor do mundo.

Recessão à vista?

A economia norte-americana tem um papel fundamental nas relações comerciais globais, e uma possível recessão nos Estados Unidos pode afetar significativamente a economia mundial.

A redução dos juros da economia americana, que atualmente está entre 5,25% e 5,5% ao ano, pode prejudicar o consumo e, consequentemente, o desempenho do PIB.

Os mercados asiáticos foram os primeiros a reagir à notícia, com queda expressiva nos principais índices, como o Nikkei 225 em Tóquio, que caiu mais de 12%.

O cenário de incerteza contaminou outros mercados asiáticos, como China, Coreia do Sul e Hong Kong.

Criptomoedas, como o Bitcoin, também foram afetadas pela queda nas bolsas de valor do mundo – Imagem: reprodução

No Brasil, a bolsa de valores também foi afetada, com o índice futuro do Ibovespa despencando quase 4% na pré-abertura.

A sensibilidade do mercado brasileiro a crises externas pode resultar em dias difíceis não só para o país, mas também para outras nações emergentes.

Além dos mercados tradicionais, as criptomoedas sofreram com a queda, com o Bitcoin e o Ethereum registrando perdas significativas.

O aumento das tensões no Oriente Médio e as preocupações sobre a força da economia global contribuíram para a diminuição da confiança dos investidores.

A queda do Ethereum, em particular, foi atribuída a rumores de que uma formadora de mercado estaria liquidando ativos.

As reações dos mercados financeiros globais, como o aumento das taxas de juros pelo Banco Central do Japão e a decisão do Fed de reduzir suas taxas, também contribuíram para a instabilidade nos investimentos.

Nesse cenário de incerteza, os investidores devem ficar atentos às condições macroeconômicas globais e às decisões dos bancos centrais, que podem influenciar o mercado nos próximos dias.

É importante analisar com cautela as notícias e os dados econômicos para tomar decisões de investimento mais conscientes e lidar com a volatilidade do mercado.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS