Política
Bolsonaro avança em aprovação e intenções de voto no nordeste, segundo pesquisa
Pesquisa aponta avanço de 9,1 pontos percentuais da população nordestina que aprova o governo, com crescimento de 30,3% para 39,4%
Por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, entre 18 e 21 de julho, foi possível observar que dois anos depois da última eleição o número de nordestinos que aprovam a gestão federal aumentou, enquanto o percentual dos que a reprovam está em queda. Isso comparado ao levantamento anterior, executado entre 27 e 29 de abril.
Um dos maiores desafios na região é vencer os candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT), isso desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impulsionou programas sociais, como o Bolsa Família, e lançou projetos que beneficiam a região, sendo um exemplo a transposição do Rio São Francisco.
No entanto, o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, a busca pela expansão do Bolsa Família e implementação do Renda Brasil, assim como as viagens à região, começaram a apresentar outros resultados ante a resistência dos nordestinos ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
Há três meses, apenas 30,3% da população do nordeste representava aqueles que aprovavam o governo, já em julho o número subiu para 39,4%, com avanço de 9,1 pontos percentuais. No caso dos que reprovam o governo Bolsonaro, os números caíram de 66,1% para 56,8%, com o recuo de 9,3 pontos.
Desse modo, as alternâncias na região foram maiores às da média no território nacional, em que a aprovação teve a queda para 44% ante 47,1%, mas a desaprovação também caiu, de 51,7% a 48,1%. A margem de erro da pesquisa em relação ao nordeste é de 4,5 pontos percentuais para mais ou menos.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras